Santos se tornou a capital da Odontologia brasileira recebendo importantes eventos da área. O primeiro evento foi a reunião do Plenário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que aconteceu terça-feira (21), para definir as ações e atividades a serem realizadas pela Autarquia, além de colocar em pauta assuntos desde a avaliação dos projetos já realizados neste ano a ações que serão tomadas até o final de 2023.
No dia seguinte do evento, quarta-feira (22), foi a vez da solenidade realizada na Prefeitura da cidade com a entrega da Medalha Tiradentes ao presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale.
Pela primeira vez fora de uma capital, o CFO promoveu, na quinta-feira (23), a Assembleia Conjunta do CFO e CROs, após seis anos da última realizada no estado de São Paulo, em 2017.
O último evento foi na sexta-feira (24), o Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista. Abordando sobre a mais recente Especialidade Odontológica, o Fórum foi promovido pela Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (SINDIODON), com o apoio do
CFO, do CROSP e da Prefeitura do Município de Santos.
CROSP concede Medalha Tiradentes ao Dr. Juliano do Vale em homenagem realizada em Santos
Considerada a maior honraria entregue pelo Conselho Regional de Odontologia deSão Paulo (CROSP), a Medalha Tiradentes foi concedida ao presidente do ConselhoFederal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, em cerimônia realizada na quartafeira (22), na Sala Princesa Isabel, Prefeitura de Santos. Criada em 25 de fevereiro de
1992, a medalha é outorgada a profissionais da Odontologia que se destacam pelarelevante atuação em prol da saúde da população. Estavam presentes grandes nomes da Odontologia do país inteiro: Presidentes de Conselhos Regionais, Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais de Odontologia, presidentes e representantes de Entidades Odontológicas de São Paulo, Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares e Técnicos em Prótese Dentária.
Cerimônia
Na cerimônia, o presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, mostrou dados demográficos de Santos e da Baixada Santista e ressaltou o número de Cirurgiões-Dentistas da cidade e da Baixada, sendo, consecutivamente, 2.344 e 4.036 profissionais. E, também, trouxe importantes fatos históricos da cidade. “Eu sempre digo que, com todas essas características, é bem provável que quem vem a Santos provavelmente voltará. Chamo esta cidade de a mais bonita do mundo”, disse Dr. Braz.
O presidente do CROSP chamou homenagens de familiares e amigos próximos ao Dr. Juliano do Vale, e destacou algumas conquistas e lutas realizadas por ele, como o reconhecimento da Harmonização Orofacial como Especialidade Odontológica, a ótima gestão perante o Covid-19, o foco em expandir a Odontologia nos meios políticos e ser responsável pela extinção dos cursos de Odontologia no formato 100% EAD.
Deste modo, o Dr. Braz entregou a Medalha Tiradentes ao Dr. Juliano do Vale. Emocionado, Dr. Juliano do Vale agradeceu e enfatizou sua alegria ao receber a maior honraria entregue pelo CROSP, a Medalha Tiradentes. Em seguida, falou da importância de Cirurgiões-Dentistas ocuparem cargos políticos, como o prefeito de Santos, Rogério
Santos, e o Vereador de São Paulo, Dr. Marcelo Messias, que também é conselheiro do CROSP. Dr. Juliano frisou que ambos lutam por melhorias para a saúde bucal da população e consequentemente pela classe Odontológica. “Não tenho dúvidas que a Odontologia vai ocupar um espaço ainda melhor com representantes na política”.
Falou sobre projetos que pretende tornar realidade e finalizou agradecendo imensamente a honraria. “Fico muito honrado e tenho costume de dizer que, quando sou homenageado, gosto de compartilhar com quem esteve e está do meu lado. Assim, estendo essa homenagem a minha esposa Kellen e a esposa do Dr. Braz, Regina, por sempre estarem ao nosso lado nessa caminhada”, finalizou.
Assembleia Conjunta do CFO e CROs
A Assembleia Conjunta reuniu o presidente do CFO, os Conselheiros Federais e os Presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Odontologia para deliberar assuntos importantes para os profissionais inscritos na Autarquia Federal.
Os assuntos debatidos e votados na quinta-feira (23) foram: deliberações sobre multa eleitoral, eleições 2023; informes sobre o Programa de Fiscalização; informes sobre o Programa de Subvenção às sedes; apresentação dos critérios, regras e valores adotados em 2024 para os programas de Fiscalização, PROMAC e Sedes; apresentação da logística de distribuição e do novo modelo impresso de carteira física; e informes do CFO e dos CROs. E, entre os assuntos votados e aprovados, destaque para a isenção da multa eleitoral das votações de renovação dos plenários dos CROs, em 2023. Outra informação importante destaca pelo superintende do CFO, Rodrigo Couto, foi o trâmite da emissão das novas carteiras físicas do inscritos, que já estão sendo confeccionadas e emitidas.
Fórum de Odontologia Hospitalar
Encerrando a semana de eventos em Santos, na sexta-feira (24), foi promovido o 1º Fórum de Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista. Promovido pela a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (SINDIODON), com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e da Prefeitura do Município de Santos.
O evento reuniu importantes nomes da Odontologia e da área médica, com objetivo de discutir temas importantes e trocar informações essenciais sobre a mais nova Especialidade Odontológica, a Odontologia Hospitalar. Entre os temas abordados estavam: a lei da Odontologia Hospitalar e o serviço em Santos; Sepse em Odontologia; novos protocolos para pacientes renais crônicos e suas repercussões no atendimento odontológico; e a ética aplicada a prática de Odontologia Hospitalar.
Sobre o CROSP
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendolhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.
Hoje, o CROSP conta com mais de 170 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiõesdentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.
Mais informações: www.crosp.org.br