Santos

Santos se prepara para inaugurar a Ecofábrica dos Morros em agosto

16/04/2024
Isabela Carrari / PMS

No mês de agosto, a cidade de Santos receberá um novo empreendimento sustentável que promete impactar positivamente a região: a Ecofábrica dos Morros. Localizada na Rua São João s/nº, no Morro São Bento, esta será a terceira Ecofábrica da cidade e terá como foco principal a produção de artefatos sustentáveis e a formação de obras ecológicas.

A confirmação da data de inauguração veio após uma vistoria realizada pelo prefeito Rogério Santos nesta terça-feira (16/04). De acordo com a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), responsável pela fiscalização da obra, aproximadamente 55% dos serviços já foram concluídos, indicando um avanço significativo no projeto.

Com uma área de 300 metros quadrados, a Ecofábrica dos Morros contará com um salão de entrada amplo, oito salas, quatro banheiros (um deles acessível) e oferecerá uma variedade de cursos para os residentes locais, incluindo reciclagem de imóveis, marcenaria e serralheria.

Um dos pontos altos deste projeto é a parceria com universidades para o uso sustentável do bambu, uma matéria-prima abundante na região dos morros. Isso permitirá a construção de muretas e totens que serão utilizados em diversos pontos da cidade, contribuindo para a preservação ambiental.

Durante a inspeção das obras, o prefeito Rogério Santos enfatizou que a Ecofábrica dos Morros trará benefícios como qualificação profissional, capacitação em reciclagem e a reutilização de móveis como matéria-prima. O objetivo é promover cursos com foco na sustentabilidade, geração de renda e conscientização ambiental, proporcionando oportunidades para a comunidade local.

As obras da ecofábrica estão avançando nas áreas de instalação elétrica, piso e pintura, com previsão de conclusão para o próximo mês de agosto. O investimento total é de R$ 580 mil, e a construção está sendo realizada pela construtora Armada, vencedora da licitação pública.

Além do prefeito Rogério Santos, estiveram presentes na vistoria o secretário das Prefeituras Regionais, Felipe Távora, o responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), Rivaldo Santos, e o prefeito regional dos Morros, Leandro Vasconcelos. A expectativa é que a Ecofábrica dos Morros se torne um marco de sustentabilidade e capacitação na região, impulsionando o desenvolvimento econômico e ambientalmente responsável.