Santos

Santos reforça parcerias para combater lixo nas praias

02/02/2024
depositphotos

Em um compromisso contínuo com a preservação marinha, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) reforça parcerias para monitorar e enfrentar o problema do descarte irregular nas praias. De acordo com um relatório do Instituto Mar Azul (IMA), somente em 2023 foram retirados das areias e águas santistas 230 quilos de detritos, alarmando sobre a presença predominante de objetos e embalagens plásticas.

Para diminuir os impactos da poluição, a Prefeitura promove programas de educação ambiental e reciclagem que também contribuem na renda dos catadores de matérias-primas locais. Neste ano, vinte mutirões de limpeza das praias estão previstos em colaboração com voluntários do Instituto.

Em relação a anos anteriores, houve aumento considerável de plásticos despejados sob o mar santista, totalizando 47 mil fragmentos. Foram mais de 7 mil itens a mais recolhidos em relação a 2022.

É importante ressaltar que partículas denominadas de “microplásticos” (dependendo do tamanho), podem ser ingeridas indiretamente por peixes e consumidas diariamente, por aves, tartarugas e mamíferos marinhos, trazendo prejuízos ambientais, econômicos e aos banhistas.