Meio Ambiente Santos

Santos recebe prêmio estadual por estudo sobre segurança alimentar

08/11/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Um estudo realizado em Santos, com resíduos descartados em uma feira livre próxima ao Orquidário Municipal, foi premiado pelo Governo do Estado de São Paulo. Voltado ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar, o trabalho, de autoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Mesa Brasil (Sesc) e Universidade Paulista (Unip), foi o vencedor da categoria Melhor Pesquisa Científica do Prêmio Josué de Castro, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A pesquisa, inscrita no prêmio pela Unifesp, foi realizada na feira livre que acontece todas as quartas-feiras nas proximidades do Orquidário de Santos. Pela Prefeitura, o trabalho contou com a participação do Programa Composta. Neste ano, os dados do Composta Santos indicam que pelo menos 20% dos descartes de folhas, verduras e legumes podem ser utilizados na alimentação humana. Além disso, parcela similar pode ser destinada ao enriquecimento da alimentação animal, sendo que o restante pode ser compostado e transformado em adubo.

Para o coordenador do Composta Santos, engenheiro agrônomo Paulo Marco Gonçalves, a premiação destaca a importância do trabalho realizado na Cidade, bem como permite ampliar as ações voltadas à segurança alimentar e nutricional.

“O Prêmio demonstra a relevância e qualidade da pesquisa que vem sendo realizada em parceria com as universidades e o Mesa Brasil, do Sesc, incluindo a participação de feirantes e comunidade. Consideramos que o prêmio irá colaborar para difundir as ações em andamento e atrair novos parceiros e recursos”, celebrou, destacando as ações a partir do próximo ano. “Para 2023 pretendemos dar continuidade às ações, ampliando o número de barracas e o volume de material trabalhado, bem como a produção de materiais educativos que possam consolidar a construção da tecnologia social de triagem e destinação de alimentos e resíduos orgânicos da feira”, completou Gonçalves.

O Composta Santos conta com a participação do servidor André Leandro da Silva Nascimento e das estagiárias Larissa Augusto Vieira, Ana Carolina Borba Rocha e Thaís Rafael de Oliveira. Pela Unifesp, assinam o trabalho as pesquisadoras Gabriela Milhassi Vedovato, Renata Manchini Cardoso, Heloise Helena Pereira Nunes e Maria Angélica Tavares de Medeiros. Pelo Mesa Brasil/Sesc, Ariane Feltrin Pasuld e pela Unip, Luciana de Melo Costa.

Em sua 12ª edição e com a participação de 50 projetos neste ano, o Prêmio Josué de Castro é uma iniciativa do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea). O evento para premiar os vencedores será realizado na próxima quinta-feira (10), em cerimônia na sede da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista.