Depois de passar por cinco cidades paulistas – Ilhabela, Iporanga, Campos do Jordão, São Bernardo do Campo e Nazaré Paulista – O FASA – Festival de Artes e Saberes das Águas encerra as atividades presenciais de sua primeira edição promovendo uma programação gratuita na cidade de Santos, entre os dias 24 e 26 de setembro, de terça a quinta-feira. Com direção artística de Pablo Castellar e patrocínio da Sabesp, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o FASA vem apresentando, desde julho, espetáculos gratuitos, com músicos de renome nacional e artistas locais, palestras e visitas guiadas às águas de cada cidade, além de diversos conteúdos virtuais, celebrando o valor cultural, social e os costumes em torno deste elemento vital.
Na terça-feira, dia 24, às 9h30, haverá ensaio aberto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos para estudantes da rede pública, com fala do especialista Paulo Matioli, atividade integrante do FASA na Escola. Diretor e Curador do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza desde 2001 e Coordenador do Aquário Municipal de Santos, o geocientista possui larga experiência em Geologia Geral, Mineralogia, Petrologia, Paleontologia, e Vulcanologia, dentre outras áreas. À tarde, das 14h às 17h, no Masterclass FASA, o violonista Fabio Zanon irá ministrar uma masterclass no Centro Cultural Patrícia Galvão.
No dia seguinte, quarta-feira, 25, às 19h, na Concha Acústica de Santos, será realizada a apresentação do quarteto de cordas Martins Fontes, formado por músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. O grupo de câmara irá apresentar um programa de celebração das águas trazendo arranjos de grandes clássicos da Música Popular Brasileira tais como “Caminho das Águas”, “Wave”, “Samba de Verão”, “Asa Branca”, e também peças eruditas consagradas, como o movimento “Alla Hornpipe” da Música Aquática de Handel, e “La Piogia” (do Inverno), de Vivaldi dentro outras.No último dia do festival, quinta-feira, serão oferecidas diversas atividades. Às 9h, no Passeio FASA, será realizada uma visita à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, guiada por Paulo Matioli, Antonio Carlos Santos e Ivan di Ferraz. Já às 15h, no FASA Reflexões, será ministrada, no Shopping Pátio Iporanga, uma palestra guiada na “1ª Mostra Científica Ambiental Geodiversidade e Biodiversidade: Curiosidades dos Oceanos”, com Paulo Matioli.
No FASA da Casa, o foyer do Theatro Municipal Braz Cubas receberá uma exposição de fotos de Marcos Piffer, fotógrafo profissional desde 1989, formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Gestão Ambiental, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É autor de 28 livros de fotografia, entre eles Patrimônio da humanidade no Brasil e Amazônia, ambos coeditados pela UNESCO. Suas fotografias integram os acervos permanentes do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Instituto Cultural Itaú, Banco Itaú BBA , Coleção Fnac e várias coleções particulares. Foi editor da revista Guaiaó, em que propõe pensar a cidade de Santos (SP) através da cultura litorânea.
O grande destaque da programação fica por conta da apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos na quinta-feira, às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas, encerrando a programação do festival. Sob a regência do maestro Luiz Gustavo Petri, a orquestra irá executar um programa inspirado no universo das águas, com a Abertura da ópera “O Navio Fantasma”, de R. Wagner, “La Mer”, do compositor romântico francês Claude Debussy, e “O Moldávia”, do compositor tcheco Bedřich Smetana.
Atividades FASA
De julho a setembro, além dos concertos, o FASA vem oferecendo diversas atividades educativas e culturais que utilizam múltiplas ferramentas. No “FASA Reflexões”, vem convidando artistas, pesquisadores e cientistas comprometidos com as questões ambientais ligadas à água, programando palestras pensadas para dialogar com a história das águas e as peculiaridades hidrográficas de cada cidade.
Em cada parada do circuito do projeto é realizado também o FASA da Casa, com a valorização da produção cultural dos territórios visitados, trazendo ao público trabalhos artísticos locais que estabelecem conexões com o universo das águas, seja por meio de apresentações musicais, performances de dança, oficinas artísticas ou exposições de fotos.
O projeto também irá lançar o “FASA Digital”, um espaço para o público de todo o Brasil vivenciar a experiência proposta pelo Festival de forma gratuita através das mídias digitais. Os conteúdos incluem a websérie “Água na Boca”, que antecipa o que será apresentado nos concertos digitais levando os espectadores a um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras musicais apresentadas em cada local; a série “O Caminho das Águas”, que faz um rico registro audiovisual das riquezas hídricas de cada local e suas relações com a cultura e os costumes sociais de cada território, incluindo imagens exclusivas feitas para trazer toda a diversidade das águas das cidades visitadas; o podcast “Água com História”, que celebra nossa complexa ligação com as águas; e os Concertos Virtuais, todos filmados em alta definição trazendo registros musicais.
Por fim, o Festival conta ainda com ações educacionais como o “FASA Aulas Magnas” – oferecendo masterclasses em São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Santos, com a participação de músicos convidados do festival – e o “FASA na Escola”, uma ação educacional que será realizada em Santos e que terá como objetivo sensibilizar crianças e jovens, estimulando novos caminhos para compreensão da importância e preservação das águas através de ações que estimulem o entendimento do seu valor social e cultural.