Em Santos, o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua oferecerá acesso a serviços públicos fundamentais, nos dias 28 e 29 de junho, na Vila Criativa Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº, Paquetá), das 10h às 16h.
Organizado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o evento será realizado com o apoio da Prefeitura de Santos. O Pop Rua Jud foi criado para atender a uma resolução de 2021 do Conselho Nacional de Justiça. A ideia é mobilizar o poder público federal, estadual e municipal, além de organizações da sociedade civil.
São pelo menos 20 órgãos parceiros oferecendo uma série de atendimentos para a população em situação de rua. Só a Administração Municipal vai mobilizar várias secretarias municipais, Ouvidoria, prefeituras regionais e Fundo Social de Solidariedade.
Entre os muitos serviços oferecidos estão: emissão de documentos; orientação sobre Cadastro Único; regularização para estrangeiros; consulta e liberação de FGTS, seguro-desemprego e auxílio emergencial; encaminhamentos sobre processos trabalhistas; aconselhamentos jurídicos.
Também serão disponibilizadas ações de saúde e autoestima, como prevenção da saúde bucal, corte de cabelo, exames de testagem rápida, além de castração e vacinação de animais.