A vacinação em Santos contra a covid-19 e outras doenças prossegue neste final de semana. Serão nove unidades abertas neste sábado (25) e uma no domingo (26), das 9h às 15h30. Apenas a vacina BCG não será aplicada, pois segue programação específica de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Neste sábado (25), estarão disponíveis as policlínicas Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº), Gonzaga (Rua Assis Corrêa, 17), Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº), na região da orla; Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na região central; Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº), nos Morros; Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº), São Jorge/Caneleira (Av. Francisco Ferreira Canto,351), Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº), na Zona Noroeste; Caruara (Rua Andrade Soares, s/nº), na Área Continental. No domingo (26), funcionará a unidade Nova Cintra.
A vacinação das crianças de seis meses a menores de 12 anos, feita com Pfizer Baby ou Pfizer Pediátrica, será realizada neste final de semana nas unidades Bom Retiro, Caruara, Nova Cintra, Ponta da Praia, Vila Mathias e Rádio Clube.
Público-alvo
Covid-19
Primeira dose – A partir dos seis meses
Segunda dose – Qualquer pessoa que tenha cumprido o intervalo da primeira dose, de acordo com o preconizado para o imunizante usado anteriormente
Terceira dose do esquema inicial – Apenas para quem tomou Pfizer Baby, após oito semanas da segunda dose
Primeira dose de reforço – Pessoas a partir de cinco anos de idade que tenham cumprido o intervalo da segunda dose ou da dose única, no caso da Janssen
Segunda dose de reforço – Pessoas a partir de 18 anos e imunossuprimidos a partir de 12 anos que tenham cumprido o intervalo de 122 dias (quatro meses) da dose anterior
Terceira dose de reforço- Imunossuprimidos a partir de 18 anos que tenham cumprido o intervalo de 122 dias (quatro meses) da dose anterior
Vacina bivalente
Idosos a partir dos 60 anos de idade; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs) e abrigados a partir de 12 anos de idade e funcionários dessas instituições; quilombolas.
Para as pessoas que tomaram pelo menos duas doses de vacina contra a covid-19, é necessário um intervalo de 4 meses (122 dias) da última dose para ter acesso à dose bivalente. Quem não tem duas doses iniciais, deve completar este esquema inicial para, após 4 meses, ter acesso ao reforço com a vacina bivalente.
O esquema para as pessoas imunossuprimidas é um pouco diferente. Quem não iniciou ou não completou o seu esquema vacinal primário (composto por 3 doses neste caso), pode completar o esquema inicial com a bivalente após 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina monovalente e, após 4 meses (122 dias), completar o esquema coma bivalente.
Para os imunossuprimidos com três doses iniciais no mínimo, a aplicação da vacina bivalente é feita a partir de quatro meses (122 dias) da última dose.
O que levar?
Documento com foto e comprovante de residência em Santos
Covid- CPF e carteira da campanha com a dose anterior anotada
Outras doenças – Carteirinha de vacinação
Imunossuprimidos: laudo médico ou receita que comprove a condição
Gestantes: carteira de pré-natal
Puérperas: documento que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias