Você sabe o que fazer ou quem acionar quando encontra uma criança ou adolescentes vendendo balas no semáforo ou exercendo qualquer trabalho nas ruas de Santos? Esse foi o principal esclarecimento dado pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em uma ação contra o trabalho infantil que aconteceu na quarta-feira (7/6), no Gonzaga.
A ação de sensibilização marca o mês de junho, período importante para o enfrentamento desta causa, pois na próxima segunda-feira (12) é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Comerciantes, moradores e pessoas que circulam pela região foram abordados pelos técnicos, que distribuíram material informativo sobre o tema, como os serviços da assistência, como pode ser a comunicação das situações identificadas e que tipo de trabalho é realizado pela Prefeitura.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos, Audrey Kleys, ressalta o trabalho que é realizado durante todo o ano. “A Seds já realiza esta conscientização 365 dias por ano. Mas é importante, neste mês, um trabalho ainda mais próximo à população para reforçar o conceito de que a luta contra o trabalho infantil é de todos nós, envolve toda a sociedade”.
A técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Tais Viudes de Freitas, explicou que “a ideia é dialogar com as pessoas do Gonzaga sobre essa questão, pois aqui é um território de incidência do trabalho infantil. Queremos romper com preconceitos e mitos que as pessoas têm sobre essa situação”.