Santos realiza 191 testes no primeiro dia da campanha para diagnosticar sífilis e HIV
02/12/2022Santos realizou 191 testes rápidos no primeiro dia da Campanha Fique Sabendo, alusiva ao Dezembro Vermelho, de conscientização sobre o HIV, causador da AIDS, e da sífilis. A ação também integra o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado na quinta-feira (1).
Somente no Ambulatório de Especialidades Dr. Nelson Teixeira em parceria com a Coordenação de Controle de Doenças (CCDI), foram realizadas 129 testagens, além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de autotestes, preservativos e panfletos informativos.
Os testes são gratuitos, feitos a partir de uma gotinha de sangue retirada do dedo (como nos testes de glicemia). O resultado fica pronto em 20 minutos e é informado de forma reservada e confidencial por uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento.
“Qualquer pessoa pode fazer o teste e ele é importante por conta do diagnóstico precoce No caso do HIV, é começar o tratamento cedo. Quanto antes a pessoa iniciá-lo, reduz a carga viral e ele fica intransmissível. Já a sífilis tem cura, mas é preciso fazer o tratamento corretamente”, alerta a coordenadora do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas, Michelle Karine Cunha Ferreira.
A testagem em massa em Santos ocorrerá até 7 de dezembro, das 9h às 15h, em locais de grande circulação de pessoas, incluindo equipamentos públicos de lazer (veja os locais).
Onde ir:
3/12 – Parque Roberto Mário Santini – Emissário Submarino (Praia do José Menino – Av. Presidente Wilson, s/nº – José Menino)
4/12 – Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/nº)
5/12 – Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº) 06/12 – Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1728)
7/12 – Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins, s/nº)
7/12 – Policlínica Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)