Notícias

Santos proporciona bate-papo com ex zagueira do Brasil

25/01/2024
Santos proporciona bate-papo com ex zagueira do Brasil | Jornal da Orla

A exposição ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’ no Museu Pelé, em Santos, destaca a luta das mulheres pelo direito de jogar futebol. Neste domingo (28), a ex-jogadora Solange Bastos, conhecida como Soró, pioneira da seleção brasileira, compartilhará suas experiências às 11h, proporcionando uma oportunidade única. A entrada tanto para o museu quanto para o bate-papo é gratuita.

 

Além disso, as meninas da Escolinha de Futebol do Instituto Fut Delas participarão do bate-papo e realizarão uma visita à exposição com a presença de Soró. Um evento em parceria entre Museu do Futebol, Museu Pelé e o Instituto Fut Delas.

 

Soró: A História no Futebol Feminino

Nascida em Feira de Santana (BA), Solange Bastos, zagueira de destaque desde os anos 1980, compartilhará suas vivências, incluindo participações na Copa do Mundo Feminina de 1991 e nas Olimpíadas de 1996. As ‘promessas’ da modalidade terão a oportunidade de se aproximar da ex-jogadora e entender a história das pioneiras do futebol feminino.

 

Resistência em Exibição

A exposição ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’ revela a resistência das mulheres brasileiras proibidas de jogar bola de 1941 a 1979. Em cartaz até 31 de março, de terça a domingo, das 10h às 17h30, a exposição inclui um módulo especial sobre a história do futebol feminino em Santos, destacando como as mulheres superaram a proibição após 1979, com pesquisa realizada por Daniela Lima.