Santos

Santos promove a 1ª Conferência Municipal LGBTQIA+

05/06/2024
Marcelo Martins/ PMS

A cidade de Santos realizará a 1ª Conferência Municipal LGBTQIA+ neste sábado, dia 15, a partir das 9h, na Universidade São Judas – Campus Unimonte, localizada na Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias. O evento tem como objetivo discutir políticas públicas voltadas para a inclusão e direitos da comunidade LGBTQIA+.

Organizado pelo Conselho Municipal LGBT (CONLGBT), criado no ano passado, o evento marcará o primeiro grande encontro para debater ações e serviços direcionados à população LGBTQIA+. Segundo o presidente do CONLGBT, Wellington Araújo, a participação ativa da sociedade é essencial para a construção dessas políticas. “Esse é o primeiro momento de convocação da sociedade para discutir políticas públicas, ações e serviços voltados ao público LGBT, uma população que por vezes é marginalizada e sofre uma série de discursos de ódio e violência”, afirmou Araújo.

Programação

A conferência contará com debates, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e outras atividades. Confira a programação completa:

– 9h: Credenciamento
– 10h: Leitura do regimento interno e abertura Oficial
– 11h: Distribuição para salas temáticas
– 13h30: Brunch
– 14h: Intervenção artística – Baixada Hip Hop
– 14h30: Plenária
– 15h30: Eleição dos delegados

Pré-Conferências

Antes da conferência principal, foram realizadas cinco pré-conferências em diferentes regiões da cidade, abordando temas como estratégias de combate à violência, geração de emprego e renda, garantia dos direitos humanos e institucionalização de políticas inclusivas. Essas discussões visam criar uma sociedade mais igualitária e respeitosa, independentemente da orientação sexual.

As propostas debatidas na conferência serão compiladas em um e-book, que servirá como guia para promover a cidadania e combater o preconceito e a violência contra a comunidade LGBTQIA+. Além disso, serão eleitos representantes de Santos para conferências em níveis regional, estadual e nacional, com o objetivo de consolidar um plano decenal de políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+, incluindo metas de curto, médio e longo prazo.

Importância da participação social

Taiane Miyake, coordenadora de Políticas para a Diversidade da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), destacou a importância da participação social em todas as fases do processo. “Todas as propostas apresentadas e debatidas na Conferência são necessárias e vão orientar a produção de um e-book com as principais reivindicações de promoção da cidadania, combate ao preconceito e à violência direcionada ao público LGBT+”, afirmou.