Saúde

Santos participa de projeto do Instituto Butantan para aprimorar vacinas

26/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

As cidades de Santos e Cubatão serão colaboradoras do Instituto Butantan no projeto CeVIVAS na Baixada Santista. O objetivo da pesquisa científica é aprimorar as vacinas contra os vírus Influenza e SARS-CoV-2 (causadores da gripe e da covid-19) a partir da realização do sequenciamento genético de amostras colhidas em pacientes com síndromes gripais.

O lançamento do projeto será nesta quinta-feira (27/7), às 9h, no auditório da Universidade São Judas Tadeu Campus Unimonte, que também é parceira da iniciativa por meio da Faculdade de Medicina de Cubatão.

Dessa forma, a parceria está prevista para ocorrer durante o período de cinco anos, durante o qual as vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan contra a gripe e a covid-19 levarão em consideração as variantes mais prevalentes dos vírus causadores destas doenças. Outras cidades do Estado já fazem parte do projeto, como São Paulo e São Bernardo do Campo.

O projeto

Implementado pelo Instituto Butantan em julho de 2022, o Centro para Vigilância Genômica e Avaliação Sorológica (CeVIVAS) é projeto de pesquisa aprovado na modalidade Centro de Ciências para o Desenvolvimento, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação Butantan. Este projeto visa, entre outros objetivos, realizar uma constante vigilância genômica não só dos vírus Influenza e SARS-CoV-2, mas também DENV (dengue) e outros vírus circulantes no Estado de São Paulo, no Brasil e em países vizinhos.