Mundo Pet

Santos oferece serviço de terapia com cães em asilos

28/07/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Alegria, descontração e até melhora emocional e motora são alguns dos benefícios que a Intervenção Assistida por Animais pode oferecer a idosos que vivem em asilos. Pensando nisso, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal de Santos (Codevida) lançou o projeto “Pelos Amigos”, que disponibiliza um cão coterapeuta para visitar unidades da Cidade gratuitamente.

O Residencial Casa do Sol, no Morro da Nova Cintra, foi a primeira instituição a ganhar a visita de Óreo, um cachorro sem raça definida que vive na Codevida. Os idosos puderam fazer carinho no animal, oferecer petiscos e pedir para que ele fizesse truques como sentar e dar a pata – atividades acompanhadas por um profissional da Codevida e pela parceira do projeto, a adestradora de cães De Dalmaso.

Para iniciar o atendimento, Óreo passou a ser treinado pela profissional em fevereiro e segue com aulas duas vezes por semana. Ele foi escolhido em razão do temperamento tranquilo, o que facilita a coterapia. Porém, a coordenadora da Codevida, Karoline Castro defende que qualquer cachorro pode desempenhar a função.

“Ele já foi adotado e devolvido à Codevida duas vezes. Em uma das situações, o tutor alegou mau comportamento. Então nosso objetivo aqui também é mostrar que qualquer cachorro pode ser educado, basta ter dedicação. Isso não depende da raça, como muitos pensam”, explicou a coordenadora do órgão municipal.

Visita
Durante as visitas, além da interação, os cães ainda podem auxiliar em atividades desenvolvidas por psicólogos e fisioterapeutas. “Esse contato possibilita bem-estar e descontração. A gente observa que alguns idosos ficam até mais sociáveis, começam a contar mais da própria vida, das suas histórias, das lembranças envolvendo animais de estimação. É um momento de alegria que pode contribuir até na marcha e na movimentação de membros superiores”, explicou a psicóloga.

Para garantir a segurança sanitária dos internados, o cachorro toma banho e escova os dentes antes de comparecer ao asilo. Quando a visita é a algum acamado, as patas são limpas com quaternário de amônia e a boca com higienizador bucal a base de digluconato de clorexidina, pois o animal coloca as patas na cama e, em alguns casos, pode até mesmo deitar junto ao internado.

Para agendar a visita do cão coterapeuta, os responsáveis pelos asilos devem ligar para a Codevida por meio dos telefones (13) 3203-5593 e (13) 3203-5075, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O serviço é ofertado gratuitamente para unidades públicas e privadas do Município.

LEIA TAMBÉM

Terapia com cães traz benefícios para crianças