Meio Ambiente

Santos lança concurso sobre a importância da água

23/03/2022
Isabella Carrari/Prefeitura de Santos

Santos realiza o Concurso Oceânico, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na terça-feira (22/3). Podem participar estudantes das redes pública e particular com idade entre 11 a 14 e 15 a 17 anos.

O concurso possui três categorias e os interessados deverão optar por uma delas. É possível escrever redação, com o tema ‘Cultura Oceânica’. Nesse caso, o texto deve ter entre 10 e 15 linhas. Em outra, a opção é o desenho, com a temática ‘Amo e cuido do mar’. A última categoria é destinada a quem gosta de fotografar e o tema é ‘O que o mar representa na sua vida?’. A fotografia digital pode ser feita com celular, tablet ou câmera fotográfica.

“Fizemos com essa roupagem para focar na competência de cada um. Porque, às vezes, a criança é melhor desenhando do que escrevendo ou fotografa bem. Daí eles participam na categoria em que melhor se enquadrarem. Mas apenas em uma categoria”, explica o chefe da Seção de Projetos Ambientais da Semam, Deudac Souza Pereira.

Segundo ele, o objetivo é integrar crianças e jovens à cultura oceânica e conscientizá-las sobre a importância da preservação dos oceanos. “É demonstrar, de forma didática, que você vive essa educação ambiental todos os dias. Enfim, em todos os seus momentos, ou você está aprendendo ou transmitindo educação ambiental”.

A preservação da água, como um dos bens mais importantes do planeta, também faz parte da ação, acrescenta o chefe da Seção de Projetos Ambientais da Semam. “Eles devem compreender a importância de conservar a água, que ela é nosso bem mais precioso, porque ela está em todos os lugares, inclusive no que a gente nem consegue perceber”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de junho aqui. É permitida a participação em apenas uma categoria. Os vencedores terão os trabalhos publicados nas redes sociais da Semam. Haverá brinde surpresa e, para a retirada, será obrigatória a apresentação de documento com foto. Em caso de dúvida, basta enviar e-mail para [email protected]