Saúde

Santos já registrou mais de 200 casos de intoxicação por uso indevido de medicamentos em 2022

02/05/2022
Santos já registrou mais de 200 casos de intoxicação por uso indevido de medicamentos em 2022 | Jornal da Orla

A Seção de Controle e Orientação em Intoxicação da Secretaria de Saúde de Santos registrou 264 casos de intoxicação por uso indevido de medicamentos no primeiro bimestre de 2022. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo período no ano passado, quando foram contabilizados 129 casos.

Entre todos os atendimentos realizados pela Secoi, os que se referem ao uso indevido de medicamentos lideram: representam 62% dos casos atendidos no primeiro bimestre de 2022 e 60% em 2021.

Alerta 
Na quinta-feira (5/5), Dia Mundial do Uso Racional de Medicamentos, Santos faz um alerta para pessoas de todas as faixas etárias. Entre as crianças, a ingestão acidental de medicamentos usados por outros familiares é comum, mas também pode ocorrer erro na administração do remédio pelos responsáveis. A orientação é que, além de permanecer longe do alcance das crianças, as doses devem ser aplicadas em ambientes iluminados, facilitando a leitura do rótulo do remédio.

Nos adultos, as intoxicações ocorrem por erro na dosagem do medicamento, reações adversas e ingestão do medicamento errado por confusão entre as embalagens, situação também comum aos idosos, que geralmente fazem uso de alguns medicamentos, em especial de uso contínuo.

Há casos ainda de intoxicações provocadas por pessoas com ideação suicida – mais comum entre os adultos.

Como agir em casos de intoxicação
A chefe da Secoi, Cristiane Parmentieri Barga, orienta os pacientes e responsáveis pela prevenção e tratamento desses casos. “Uma vez observada a intoxicação, a recomendação principal é que o paciente seja levado a uma unidade de pronto atendimento, se possível com a embalagem do remédio que provocou o problema. Não é indicado provocar vômito ou tomar leite. Para as crianças, é importante ainda não dizer que o remédio é doce ou suco porque podem acreditar e querer mais, sem necessidade”.

Dados
Em todo o ano de 2021, a Secoi atendeu a 2.492 casos de intoxicação, sendo 1.565 por uso incorreto de medicamentos, seja de forma acidental ou abusiva, com intuito suicida em alguns casos.

A taxa de todo o ano foi de 63% de casos nos atendimentos. Crianças e pré-adolescentes (0 a 14 anos) correspondem a 476 dos casos de intoxicação medicamentosa. Os adolescentes (15 a 19 anos) contabilizam 103 casos, adultos (20 a 59 anos) registraram 640 casos e os idosos, 292.