A Prefeitura de Santos promoveu a modernização da iluminação em 11 vias de corredores de ônibus nos morros e na Zona Noroeste. O projeto beneficia 25 localidades no total.
Iniciado em dezembro, o programa envolve a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias com tecnologia LED, proporcionando uma iluminação mais eficiente e segura. As vias beneficiadas incluem Avenida Brasil, Alameda Prefeito José Gomes, ruas José Oséas Barbosa, Moysés de Freitas, Manoel Garcia Vilarinho, Amália Rodrigues, José Felix da Silva (Morro da Nova Cintra), Santo Antônio do Valongo, São Roque, 17 (Morro São Bento), Francisco De Domenico (Areia Branca), entre outras.
O engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), destaca que a substituição por luminárias de LED proporciona 50% a mais de eficiência na iluminação, resultando em uma economia estimada de 30% para os cofres públicos. A tecnologia LED, com luz branca, oferece maior segurança, melhor visualização e definição de cores, além de exigir menor manutenção.
Além dos benefícios à segurança, as luminárias de LED são sustentáveis, contribuindo para a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. O projeto, que contempla diversas localidades, representa um investimento de R$ 742.356,05, custeado pelo PAC 2 e pelo Programa Pró-Transporte do governo federal, visando melhorias na mobilidade urbana.