Santos

Santos investe em acessibilidade nas aulas de taekwondo

18/03/2024
Divulgação PMS

A Semes, Secretaria de Esportes, anuncia expansão no programa de Taekwondo, agora oferecendo também a modalidade adaptada para pessoas com deficiência (PcD) no Centro Esportivo e Recreativo (CER) Rebouças, em Santos. Inicialmente, 45 vagas foram disponibilizadas para alunos entre 11 e 30 anos. No entanto, com à parceria entre a Semes e o Instituto RL de Esportes, Cultura e Dança, liderado pelo mestre Rodney Saraiva, esse número crescerá.

“Vamos proporcionar mais vagas para os moradores de Santos com profissionais qualificados e estrutura ideal para a prática da modalidade. Serão 24 novas vagas, incluindo quatro reservadas para amputados de membros superiores”, destacou Saraiva.

As aulas, ministradas pelo experiente mestre Rodney Saraiva, ocorrem regularmente no CER Rebouças, às terças e quintas-feiras, a partir das 19h. Interessados podem se inscrever diretamente na secretaria localizada na Praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia, ou entrar em contato pelo telefone 3261-1980, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Embora o foco da escola de Taekwondo da Prefeitura não seja exclusivamente o alto rendimento, talentos como Pedro Henrique e Giovana Sena têm se destacado. Ambos iniciaram na faixa branca e já mostram potencial para competições de alto nível, com possibilidade de integrar a seleção brasileira.

 

Saiba Mais:

O Taekwondo, arte marcial com mais de 2000 anos de história originária da Coreia, visa fortalecer corpo e mente, promovendo respeito, disciplina e humildade. Permitindo golpes de braço (socos) e pernas (chutes), a modalidade proíbe o agarramento do adversário. Chegando ao Brasil na década de 70, tornou-se esporte olímpico em 1988, difundindo-se por diversos países. Seus princípios fundamentais incluem cortesia, perseverança, integridade e autocontrole.