Turismo na Baixada

Santos institui Plano Diretor de Turismo

01/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

A revitalização do Novo Quebra-Mar, as obras de modernização da Ponte Edgard Perdigão e o projeto que vai transformar a Rua República Portuguesa em mais uma atração turística de Santos são apenas três dos programas prioritários para o desenvolvimento do Turismo incluídos no Plano Diretor de Turismo (PDTur), que entrou em vigor a partir desta quarta-feira (31/5).

O PDTur, publicado na edição desta quarta-feira no Diário Oficial de Santos, institui os objetivos a serem atingidos pelo setor no Município, traçando as metas e os indicadores, apontando as diretrizes da política pública e os programas necessários para o cumprimento de cada objetivo.

LEIA MAIS | Rua de Santos se transformará em atração turística 

Outros programas prioritários do documento são a remodelação e revitalização do Mercado Municipal (Vila Nova), a revitalização do Portinho do Caruara (Área Continental) e a implantação de um Cine Escola em um dos anexos do Mercado Municipal. Na atualização do plano, um dos destaques é a possibilidade de pagamento com cartão na linha do bonde turístico (processo que está em fase de conclusão), tal como já ocorre nas entradas dos equipamentos turísticos.

Plano Diretor de Turismo

Criado em 2017 para definir 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027, o PDTur vem sendo atualizado a cada três anos por servidores da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, em parceria com representantes do segmento turístico.

Um grupo de 21 pessoas, entre servidores e integrantes do Conselho Municipal de Turismo passou pela capacitação do Senac para a atualização do Plano.

Oito indicadores vão acompanhar os resultados do Plano Diretor de Turismo: número de empregos e postos de trabalho gerados com as atividades características do turismo, receita turística, valor da arrecadação de ISS associado ao Turismo, nível de satisfação dos turistas, taxa de ocupação hoteleira, número de cruzeiristas que visitam Santos (e a relação do cruzeirista com o destino), fluxo de turistas nos atrativos e o número de prestadores de serviços cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.