Saúde

Santos inicia vacinação contra HPV com nova estratégia de dose única

19/04/2024
Carlos Nogueira/PMS

A cidade de Santos adota uma nova abordagem na vacinação contra o HPV, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e a recomendação do Programa de Imunização do Estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde do município passa a oferecer uma única dose da vacina para meninos e meninas de 9 a 14 anos, conforme o esquema indicado.

Anteriormente, o esquema completo exigia duas doses, seis meses após a primeira aplicação. No entanto, com base em estudos científicos dos últimos 10 anos, que indicam a eficácia de uma dose para proteção adequada em determinadas faixas etárias, a redução do esquema vacinal foi adotada.

A nova estratégia também contempla o resgate de adolescentes até 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose da vacina, visando garantir sua proteção. É importante observar que essa dose única não se aplica a indivíduos imunossuprimidos ou vítimas de violência sexual, para os quais o esquema vacinal permanece mais extenso.

Pessoas nessas condições especiais, como imunossuprimidos, vítimas de violência sexual ou portadores de papilomatose respiratória recorrente, devem seguir um esquema diferenciado de doses, conforme orientação médica e diretrizes da Secretaria de Saúde.

A vacinação continua disponível nas policlínicas do município nos horários habituais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência de Santos e carteira de vacinação. Pacientes com condições especiais devem também apresentar laudo médico ou prescrição conforme o caso.

A decisão de reduzir o esquema vacinal se baseia em estudos científicos recentes e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde. Em 2023, Santos alcançou uma cobertura vacinal excepcional contra o HPV, atingindo 98,35%, resultado de estratégias eficientes de vacinação implementadas pela cidade.

Até março de 2024, a cidade já havia alcançado 118% do total estimado para completar o esquema vacinal até o terceiro mês do ano, demonstrando o sucesso contínuo da campanha de imunização.