Santos

Santos inicia distribuição de abafador de ruído para eventos

18/12/2024
Prefeitura de Santos
A prefeitura de Santos irá distribuir diversos abafador de ruído, o ‘ProteSom’ é uma iniciativa lançada em parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), que, a partir desta quarta-feira (18), distribuirá abafadores de ruído a pessoas com hipersensibilidade auditiva, para que possam curtir os eventos realizados pela prefeitura, como o réveillon, aniversário da Cidade, carnaval, entre outros.
“O abafador é um equipamento que chega para agregar uma das principais políticas públicas, que é a da inclusão. Serão beneficiadas todas as pessoas com hipersensibilidade auditiva, permitindo que participem de grandes festivais e eventos, como réveillon, carnaval e tantos outros. Promove também a integração dessas pessoas, fortalecendo o que temos de mais valioso, que é o fato de poder reunir as pessoas, festejar, abraçar e comemorar a vida”, salientou o prefeito Rogério Santos.
O dispositivo distribuído pela Administração Municipal está em conformidade com os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), proporcionando um ambiente mais acolhedor e favorável para pessoas com essa característica, comum nos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida visa também facilitar a participação deste público em eventos, reduzindo a hipersensibilidade ao excesso de ruídos ou alto volume do som dos ambientes.
A partir desta quarta-feira, os abafadores começarão a ser distribuídos gratuitamente, em sete pontos da Cidade, incluindo Morros, Zona Noroeste e Área Continental. Em uma primeira etapa, os dispositivos serão entregues apenas para pessoas que possuem a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência ou o CIPTEA. Será necessário também apresentar o documento de identificação e comprovante de residência de Santos.
“Nossos eventos são marcados pela alegria e comunhão de todas as pessoas, sem distinção. Acredito que essa iniciativa atrairá cada vez mais famílias para nossos espetáculos e levará mais conforto às pessoas com TEA”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
“Essa iniciativa permite que mais santistas participem plenamente dos eventos da Cidade. Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão, o bem-estar e a construção de políticas públicas que acolham as diferenças e promovam uma sociedade mais justa e equitativa”, comentou a vice-prefeita, Renata Bravo.
De posse dos documentos, a pessoa interessada, ou seu representante legal, poderá retirar o abafador em um dos seguintes locais e horários:
Semulher – Casa da Cidadania
Rua XV de Novembro, 119, Centro Histórico
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Casa da Mulher
Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Condefi – Estação da Cidadania
Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Shopping Parque Balneário
Avenida Ana Costa, 549 (piso superior, próximo aos terminais bancários – Gonzaga)
De 18 a 31 de dezembro, no horário de funcionamento do shopping
Conselho Tutelar da Zona Noroeste
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, Santa Maria
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Prefeitura Regional dos Morros
Avenida Santista, 740, Nova Cintra
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Prefeitura Regional da Área Continental
Praça Encarnación Alves Corpaz s/nº, Caruara
De segunda a sexta, das 9h às 16h.
COMO SOLICITAR A CARTEIRA
Quem ainda não possui a carteira de identificação para pessoa com deficiência, que é expedida pela Semulher, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep), deverá se dirigir ao Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro) e agendar o atendimento no Setor de Protocolo da Prefeitura.
A documentação necessária para abertura é uma foto 3×4, originais e cópias do RG e CPF do interessado e do responsável (quando for o caso), cópia de comprovante de residência de Santos atualizado (90 dias) e original e cópia do laudo médico com o CID e CRM legível. O prazo para a emissão é de 35 dias. Não há cobrança de taxa e o documento pode ser renovado a cada cinco anos.