Local Meio Ambiente

Santos ingressa em grupo que busca soluções de saneamento básico

18/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos agora faz parte do projeto ‘Saneamento de Base Natural na Baixada Santista’, realizado pelo Instituto Maramar em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e Instituto Trata Brasil. A Cidade que é por três anos consecutivos a primeira colocada no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil, dá outro importante passo em busca da universalização do serviço. A adesão foi formalizada na semana passada.

Ao ingressar no projeto, o Município participará de uma plataforma on-line (Citizen Lab) de caráter internacional, que reúne sociedade civil, organizações públicas e outros interessados para discutir, acompanhar e propor soluções relativas ao saneamento de base natural. Nesse ambiente é possível observar cada proposta e entender quais passos estão sendo dados pelos entes envolvidos. Servidores públicos de Santos indicados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) irão acompanhar os trabalhos dentro do sistema.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, o ingresso no projeto é importante para a construção de conhecimentos a fim de alcançar comunidades ainda não atendidas com saneamento básico. “Cada vez mais entendemos a prioridade de saneamento como estratégia de saúde pública, não apenas meio ambiente”, afirma.