Esportes

Santos FC é o time preferido dos santistas, revela pesquisa DataOrla

29/04/2022
Ivan Storti/Santos FC

O Santos é o time com maior torcida na cidade, com 43% das preferências. É o que revela pesquisa do Instituto DataOrla realizada por telefone entre os dias 15 e 19 de abril com 800 torcedores de Santos. O segundo clube preferido é o Corinthians, com 15,9%.

Foram ouvidos torcedores com mais de 16 anos com base em critérios usados pelo Instituto para pesquisas eleitorais (idade, renda, gênero, escolaridade e região da cidade em que vivem).

A margem de erro da pesquisa é de 3,5% pontos para mais ou para menos. Por isso, na terceira posição há um empate técnico entre as torcidas do Palmeiras (que aparece numericamente à frente), com 6,8%, do São Paulo, com 5,8% e do Flamengo, com 4,1%.

“A torcida do Santos é, de longe, a maior em todos os segmentos sociais e regiões da cidade”, afirma o professor universitário e cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla e responsável pelo trabalho realizado.

Após três rodadas do campeonato Brasileiro, o Santos lidera a competição com sete pontos. O próximo compromisso é com o São Paulo, segunda-feira, às 20 horas, no Morumbi.

Futebol perde espaço entre jovens

A pesquisa mostrou, ainda, que o futebol vem perdendo espaço entre os mais jovens. “Enquanto 37% dos pesquisados entre 16 e 24 anos disseram não ter preferência por nenhum time, esse percentual é de apenas 15% entre os que têm mais de 60 anos. Esse pode ser um problema para o futuro do Santos e também para os demais clubes”, afirma Pimentel.