Santos

Santos estabelece parcerias para curso de zelador ambiental e estágios

08/03/2024
Isabela Carrari / PMS

A Prefeitura de Santos anunciou, nesta quinta-feira (07/03), importantes parcerias visando oferecer cursos de qualificação e estágios para os alunos capacitados pelas vilas criativas e pela Ecofábrica Criativa. O evento ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal e contou com a presença de representantes das empresas envolvidas.

Uma das parcerias firmadas foi com a Deicmar e a Agência Pituri, que possibilitará a realização do primeiro curso de zelador ambiental. As aulas práticas e teóricas serão conduzidas pela agência e acontecerão na Ecofábrica Rivaldo Santos de Almeida e no Parque dos Mangues, este último em fase de implantação. Além disso, a empresa Deicmar ficará responsável pela manutenção da limpeza e do paisagismo da área do Parque.

O curso, com duração de seis meses e carga horária de 450 horas, contará com 25 alunos distribuídos nos períodos matutino e vespertino. Os participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 800,00. O processo seletivo dos alunos foi realizado com base em projetos ambientais e sociais desenvolvidos na Ecofábrica e nas comunidades locais, e as aulas terão início na segunda quinzena de março.

Em relação aos estágios, as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) fecharam acordo de cooperação com a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob). O objetivo é proporcionar estágios aos alunos dos cursos da Ecofábrica e das Vilas Criativas em empresas associadas à Assecob. Será criado um Banco de Talentos para cadastrar os alunos, acessível às empresas parceiras por meio de um portal a ser desenvolvido na página da associação.

O prefeito Rogério Santos ressaltou a importância da colaboração entre diferentes entidades para o desenvolvimento dessas iniciativas. Ele destacou que além da formação ambiental, os participantes também serão capacitados em questões sociais e de desenvolvimento econômico, abordando assim os três pilares da sustentabilidade.