Comemorado hoje, 1º de Outubro, o Dia Internacional do Idoso tem como objetivo conscientizar e sensibilizar sobre as necessidades da terceira idade. O envelhecimento da população é um fenômeno global, e, segundo a ONU, até 2050, estima-se que o número de pessoas com 60 anos ou mais chegue a 2 bilhões, representando 22% da população mundial.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), Santos é considerada uma das melhores cidades do Brasil para idosos. Em 2023, a cidade ficou em terceiro lugar no ranking de cidades mais preparadas para acolher pessoas com mais de 60 anos. A cidade que é rica em cultura e lazer, onde abriga museus, teatros, e centros culturais que frequentemente promovem eventos voltados para a terceira idade.
Muitos moradores da cidade, em seu dia a dia, em meio a uma caminhada pela praia, veem muitos deles sentados em quiosques na orla jogando buraco, truco ou simplesmente conversando nos bancos. Santos que possui um clima bem agradável, oferece temperaturas amenas durante todo o ano, contribuindo para a saúde e bem-estar dos idosos. A proximidade com o mar proporciona um ambiente saudável e um estilo de vida ativo, com opções para caminhadas e atividades ao ar livre.
Para inserir essa idade em atividades na cidade, em fevereiro de 2025, acontecerá uma feira voltada a atender pautas da terceira idade, a Pró 60+ Santos e Região. O evento é gratuito para idosos e terá oficinas de tecnologia, empreendedorismo, esporte e lazer, gastronomia, bem-estar entre outros. Além disso, a programação terá um seminário pago voltado a profissionais da saúde, cuidadores, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e prestadores de serviços com seminários que abordam temas de saúde, direito do idoso, tecnologia para a terceira idade e muito mais.
Sobre o Pró 60+ Santos e Região
O Pró 60+ Santos e Região é uma feira voltada para a população acima de 60 anos, que conta com estandes de serviços, soluções e atendimentos a idosos. O evento também terá palestras com vários especialistas das áreas da saúde, Direito, tecnologia e educação, voltados para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), profissionais, empresas e estabelecimentos especializados no atendimento ao idoso que querem se aprimorar no suporte a este grupo.
LEIA MAIS
Santos é uma das 3 melhores cidades do Brasil para envelhecer