Gabriela Martinez
A Prefeitura de Santos, renovou os votos culturais de cooperação com a cidade de Nagazaki, no Japão. A cerimônia de assinatura do termo de irmandade entre as cidades-irmãs ocorreu no Paço Municipal, em comemoração aos 50 anos de irmandade, que se concretizaram no ano de 2022.
Na última terça-feira (26), a comitiva da cidade japonesa visitou a sede do Executivo santista, no Centro Histórico de Santos. Durante esse encontro, as autoridades dos dois municípios ressaltaram os vínculos históricos, econômicos e culturais entre as duas cidades.
Após a recepção, os representantes de Nagazaki e o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foram encaminhados para á Sala Princesa Isabel, onde a solenidade foi realizada. A renovação da irmanação foi assinado pelos prefeitos das duas cidades no local.
Os prefeitos também ressaltaram a importância da relação de irmandade entre os municípios. Rogério Santos, o prefeito de Santos, reiterou que um dos 13 bondes em circulação no município veio da cidade de Nagasaki.
Durante a solenidade, Shiro Suzuki, prefeito de Nagazaki, solicitou que a cidade de Santos participe, no ano que vem, da reunião geral da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, que será realizada em Nagasaki. A cidade de Santos é membro executivo da organização desde 2015, que possui sua sede em Hiroshima.
A cerimônia que aconteceu na Sala Princesa Isabel foi finalizada com o prefeito de Nagazaki ensinando os participantes do evento, contando também com a presença de alunos da rede pública municipal, a fazem um tsuru, um pássaro feito de origami, que é uma técnica de dobrar papel. O tsuru simboliza a paz.
Mais tarde no mesmo dia, a comitiva japonesa ainda teve tempo de visitar o Museu Rei Pelé e o Museu do Café, além de realizar um passeio de bonde vindo da cidade de Nagasaki e conhecerem o Centro de Controle de Operações (CCO), que funciona no Paço Municipal.
Shiro Suzuki, prefeito de Nagazaki, relembrou que essa renovação de imanização com a cidade de Santos já deveria ter ocorrido tempos antes, ainda em 2022, porém, por conta das restrições no período da pandemia, o encontro saiu prejudicado.