Entre as 410 cidades do Brasil com mais de 80 mil habitantes, Santos se destaca como a 10ª mais competitiva e ocupa a 1º posição geral na área de saneamento. É o que aponta o resultado do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira (23/8) em Brasília (DF) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seal.
Santos é a primeira colocada nos indicadores de cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do abastecimento de água e destinação do lixo.
A cidade evoluiu em seis dos 13 pilares analisados e ocupa o top 30 em seis deles: Saneamento (1º), Capital Humano (12º), Acesso à educação (15º), Inserção Econômica (22º), Meio Ambiente (22º) e Sustentabilidade fiscal (30º).
O Município se destacou também em alguns indicadores das áreas de educação e saúde: taxa líquida de matrícula – Ensino fundamental (2º), taxa líquida de matrícula – Ensino médio (3º) e cobertura de saúde suplementar (3º).
No panorama geral do ranking, Santos ocupa a décima colocação, atrás de Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Curitiba (PR), Campinas (SP), Vitória (ES) e Santana de Parnaíba (SP).
“Santos é uma cidade que alia o desenvolvimento à qualidade de vida. Investimos na governança, com uma gestão responsável, transparente e focada em ações sustentáveis, que busca o desenvolvimento da Cidade como um todo, incentivando o empreendedorismo e sempre atenta às questões sociais”, destaca o prefeito Rogério Santos, que participou do evento de lançamento do ranking em Brasília.
LEIA TAMBÉM
Santos é a 26ª cidade mais sustentável do Brasil, mostra ranking