Santos

Santos e A.C. Camargo realizam 2ª edição de campanha de conscientização sobre o câncer de pele

04/12/2024
Divulgação

Vem aí a 2ª edição da campanha de conscientização sobre o câncer de pele promovida pela Prefeitura de Santos em conjunto com o A.C. Camargo Cancer Center. Será no dia 14 de dezembro, das 9h às 15h, com tendas no Novo Quebra-Mar, na orla do José Menino. Desta vez, a ação faz parte da Campanha Dezembro Laranja.

O evento é gratuito e voltado para qualquer pessoa que queira receber orientações sobre prevenção de câncer de pele e fazer uma triagem de pintas na pele com o uso de inteligência artificial.

A depender do resultado, os participantes são orientados a buscar um especialista. Os usuários do SUS de Santos que necessitarem de consulta com dermatologista sairão do Quebra-Mar com agendamento no Ambesp Zona Noroeste ou Nelson Teixeira, a depender da região onde residem.

“A parceria público-privada que estabelecemos com o A.C. Camargo mostrou-se muito promissora já na primeira ação, em junho deste ano. Além de todo o alerta que fizemos, 39 pacientes do SUS saíram com agendamento e puderam dar prosseguimento à investigação da suspeita diagnóstica”, destaca o secretário de Saúde de Santos, Denis Valejo.

A ação ocorre uma semana antes do início do verão e a população deve ficar em alerta com o sol:  é fundamental aproveitá-lo com responsabilidade.

“Deixamos um alerta à população e realizamos a campanha em um momento oportuno. Fazer uma ação dessas na praia é tentar impactar as pessoas para obter informação na hora de se expor ao sol. Na primeira edição, recebemos mais de 700 participações, foi um sucesso”, explica Sara de Araújo, da equipe de Impacto Social do A.C. Camargo.

A iniciativa faz parte da Missão A.C. Camargo, projeto que tem como objetivo levar para todas as regiões do Brasil o conhecimento da instituição em oncologia para contribuir com a redução da incidência de câncer na população brasileira e melhorar as taxas de sobrevida.

Graça Matsubara, também da equipe de Impacto Social do A.C. Camargo, contou que, na última edição, percebeu uma grande participação de crianças e adolescentes. Pensando nisso, a segunda edição terá ações direcionadas para este público. “A participação de pessoas dessa faixa etária é importante, pois a maior exposição ao sol da nossa vida vai até os 20 anos de idade”, completa.

O câncer de pele mais agressivo e mais letal entre os tumores cutâneos é o melanoma, atingindo cerca de 4.600 homens e 4.300 mulheres no País e corresponde a cerca de 3% de todos os casos de câncer diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Uma das principais preocupações acerca do melanoma é o diagnóstico tardio, pois não apresenta sintomas específicos, com o principal sinal sendo pintas assimétricas, de cores diferentes, bordas irregulares ou maiores que 6mm. Além disso, esse tipo de tumor tende a se espalhar para outras regiões do corpo – processo que é conhecido como metástase.