O aumento gradual das temperaturas nos últimos dias sinalizou a chegada da época mais quente do ano: o verão, que teve início na terça-feira (21/12). Segundo previsões da Defesa Civil de Santos, a estação, que vai até o dia 20 de março de 2022, promete não ser rigorosa.
“A gente vem de um ano com chuvas um pouco abaixo do normal, o que indica que o volume deste verão promete ficar abaixo ou dentro da média. Sobre as temperaturas, podemos dizer o mesmo. A média tende a ficar entre 29° e 30°, o que é normal para este período, considerando oscilações, é claro, com dias mais quentes e outros mais amenos”, explicou o meteorologista do órgão, Franco Cassol.
Além do aumento na temperatura e no volume de chuvas, a estação também carrega características como dias mais longos, aumento da umidade do ar e tempestades com raios. O meteorologista alerta sobre o estado de atenção que deve ser mantido durante o verão, tanto nas praias, em razão das descargas elétricas, quanto nos morros, devido aos deslizamentos de terra.
“Nesta época em que as chuvas ficam mais fortes e frequentes, é preciso que os moradores de áreas de risco estejam sempre atentos aos sinais de instabilidade como trincas ou rachaduras no solo, muro ou parede das casas, inclinação de árvores, água barrenta, entre outros”, alertou Cassol. Ao se deparar com algum destes sinais, o munícipe deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelo telefone 199 para solicitar uma vistoria.
MEDIDAS
Em razão do aumento no risco de deslizamento entre os meses de dezembro e abril, a Defesa Civil iniciou, no começo do mês, o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que tem como objetivo instruir moradores de áreas de risco sobre os cuidados em relação aos escorregamentos de terra durante este período. A ação conta com a distribuição de informativos e orientação da população dos morros, bem como aumento no contingente de funcionários da Defesa Civil para resposta mais rápida às ocorrências.
O órgão também promove um curso de noções básicas de defesa civil para moradores de áreas de risco, com o objetivo de criar Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Interessados devem procurar as sociedades de melhoramentos de seus bairros ou líderes comunitários, para que os órgãos agendem, junto à Defesa Civil, um dia para ministrar o curso.
Quem quiser receber alertas em relação ao clima por SMS, como no caso de chuvas fortes e com raios, por exemplo, pode enviar o CEP da residência por mensagem de texto para o número 40199. O serviço é gratuito e também pertence à Defesa Civil.