Nos últimos anos, a Saúde Mental de Santos teve acréscimo de 30% nos atendimentos devido ao aumento de doenças como depressão e ansiedade. Em reconhecimento aos impactos negativos da pandemia de covid-19 no aspecto emocional da população, a Prefeitura de Santos criará um Departamento de Saúde Mental, na estrutura da Secretaria de Saúde.
Para comandar o setor foi escolhido o psiquiatra, professor e doutor em Saúde Coletiva Roberto Tykanori Kinoshita. A novidade foi anunciada pelo prefeito Rogério Santos, durante o encontro ‘A Saúde Mental e a Cidade’, ministrado pelo profissional dentro da programação do Janeiro Branco, realizado no Museu Pelé.
“Em razão das restrições que passamos durante a pandemia e desse mundo das redes sociais em que vivemos, vimos a demanda em relação à saúde mental aumentar, e sabemos que a política nacional de assistência a estes casos está muito defasada. Por isso, nosso foco, este ano, será a saúde mental”, afirmou o prefeito.
O foco da palestra de Tykanori foi a relação entre desigualdade social e saúde mental, ponto que pretende explorar assim que assumir o departamento. “É preciso enfrentar a desigualdade no dia a dia dos centros de atenção psicossocial (Caps). Descobrir o contexto social no qual as pessoas vivem dá abertura a outras formas de intervenção, além do medicamento. Dessa forma, é possível ampliar o escopo de ação e análise da rede”, afirmou o psiquiatra.
Para o futuro chefe do órgão, construir uma política de saúde mental atualizada é um desafio. “Mas eu gosto de desafios, então estou contente. Acho que a Prefeitura faz muito bem em investir em um órgão voltado à saúde mental; é um sinal de real investimento na área”, afirmou Tykanori.
Roberto Tykanori
Graduado em medicina há 40 anos, Roberto Tykanori Kinoshita possui doutorado em Saúde Coletiva e especialização na área de Psiquiatria. Atualmente, atua como médico na Prefeitura de Santos e professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de já ter desempenhado o papel de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Ministério da Saúde.