A cidade de Santos celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, na terça-feira (28/6), com importantes ações em prol da diversidade sexual e de gênero. Uma destas conquistas é dentro do ambiente de trabalho, com a criação de um selo que irá identificar os estabelecimentos que valorizam, contratam o público ou realizam ações de combate à LGBTfobia. Além disso, a Cidade deu um importante passo para criação do Conselho Municipal de Políticas LGBT.
A Campanha “Selo Santos da Diversidade” permitirá que as empresas do Município realizem a adesão de forma facultativa, pela internet. Uma análise será realizada para ver se o estabelecimento se enquadra em uma das três propostas: inclusão e gestão da diversidade, responsabilidade social ou imagem e posicionamento, com iniciativas voltadas à comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.
O anúncio do projeto foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal pelo prefeito Rogério Santos. A iniciativa foi comemorada pela coordenadora do Codiver (Coordenadoria da Diversidade), Taiane Miyake. “O Selo estava no nosso plano de governo e virou realidade. Agora, vamos atrás das empresas para conseguir empregabilidade e mudar vidas. Que tenhamos o público LGBT+, em especial homens e mulheres trans, inseridos no mercado de trabalho da nossa Cidade”.
Mesmo assim, ela afirmou que as empresas não são obrigadas a ter colaboradores LGBT+, mas sim uma política pró-diversidade. “Elas passam a deixar que a gente leve as normativas da Codiver sobre cidadania voltada ao público, com direitos e legislação, garantindo que caso tenha um funcionário LGBT+, ele não sofra discriminação ou preconceito”, completou.
Novo conselho
A Cidade deu também um grande passo para atender a uma antiga reivindicação da comunidade, a criação do Conselho Municipal de Políticas LGBT. O prefeito Rogério Santos assinou e enviou projeto de lei para a Câmara Municipal buscando a instituição do órgão, de caráter consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e propositivo das ações governamentais e não governamentais relativas à política LGBT, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Governo – Segov.
“Será um órgão deliberativo que vai trazer pautas importantes em todas as áreas envolvendo o público LGBTQIA+, o que será fundamental para conseguir desenvolver políticas públicas que no final beneficiam toda a Cidade, não somente a causa”, disse Daisy Eastwood, presidente da Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Santos (CMDS), criada em 2013.
Coordenadoria da Diversidade
O selo é mais um de uma série de projetos e serviços voltados à comunidade LGBT+ em Santos pela Codiver, da Secretaria de Governo (Segov). São iniciativas que apoiam os moradores da Cidade de todos os gêneros e orientações sexuais na batalha contra a invisibilidade, o preconceito e a violência sofridos pela comunidade.
“A Codiver atende às especificidades de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, entre outros. Elaboramos, promovemos, articulamos e coordenamos programas na garantia de direito e acolhimento dessas pessoas”, explicou Taiane Miyake.
Casos de LGBTfobia, dúvidas em relação aos próprios direitos e de terceiros. São muitas as situações que levam as pessoas a buscar auxílio com o órgão. “Orientamos quanto às medidas que devem ser tomadas e acompanhamos o munícipe no desenrolar daquela situação, prestando todo o apoio possível”.
O atendimento da Codiver acontece em diversas ações como a Caravana da Oportunidades, mas também é possível procurar assistência na sede da Coordenaria na Rua Quinze de Novembro, nº 183, no Centro, com atendimento das 9h às 17h. O telefone para contato é o (13) 3202-1887 e o endereço de e-mail é [email protected].