Turismo na Baixada

Santos conquista prêmio Top Destinos Turísticos

19/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos conquistou mais um título do prêmio Top Destinos Turísticos, uma das mais respeitadas premiações para identificar e selecionar os melhores lugares para se viajar no Estado de São Paulo. A cidade foi a vencedora na categoria Turismo Cultural e o título foi anunciado no sábado (17/6), no evento Conexidades, em Jundiaí (SP).

O prefeito de Santos, Rogério Santos, comemorou mais um título. “Santos é reconhecidamente uma cidade turística e, nos últimos anos, temos nos destacado em outros setores, como esportes, praia e negócios, e agora na área Cultural. Foi um prêmio mais que merecido, fazemos eventos na área o ano todo. Tivemos agora o Dia de Portugal, no Valongo, temos o Festival Geek, e tantos outros eventos”.

As cidades concorreram por meio de votação popular em condições de equidade, uma vez que o total de votos é ponderado pela quantidade de habitantes e transformados em pontos. Depois, os melhores pontuados foram submetidos a um júri técnico, sendo então eleitos os três Top Finalistas e um Top Campeão por categoria.

Turismo cultural
Santos se destaca no Turismo Cultural, sobretudo, por seu rico e preservado Centro Histórico. Além de atrair turistas pelos imóveis como o Palácio José Bonifácio, Bolsa Oficial do Café, Pantheon dos Andradas e Museu Pelé, entre outros, a região é  palco de produção de filmes e comerciais, que usam cenários como a Rua XV de Novembro e a Rua do Comércio.

Com este título, Santos acumula vitórias em quatro das cinco edições do prêmio Top Destinos Turísticos. Em 2022, o título veio na categoria “Turismo de Esportes”, em 2017 e 2019 as vitórias ocorreram em “Turismo de Negócios e Eventos”.

Criada pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo, a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente.