Santos concorre mais uma vez ao prêmio Top Destinos Turísticos, que chega à quinta edição com o objetivo de identificar e selecionar os melhores lugares para viajar no Estado de São Paulo. Para ajudar a cidade, basta acessar o site do Top Destinos e se logar no Facebook. Nesta edição, Santos concorre nas categorias ‘Turismo Cultural’ e ‘Turismo de Negócios e Eventos’.
Trata-se de um dos mais importantes e desejados selos de reconhecimento aos municípios e regiões que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. Cada prefeitura inscrita tem direito a se inscrever em até três das 16 categorias.
As cidades concorrem por meio de votação popular, de moradores e visitantes, feita pelo site até 26 de maio, em condições de equidade, uma vez que o total de votos será ponderado pela quantidade de habitantes e transformado em pontos.
Os melhores pontuados serão submetidos a um júri técnico, sendo então eleitos três Top Finalistas e um Top Campeão por categoria. Todo o processo é auditado pela empresa Russell Bedford Brasil. O anúncio dos vencedores e a entrega do prêmio serão realizados no evento CONEXIDADES, em 17 de junho, em Jundiaí.
Cidade já venceu em três das quatro edições
Santos já foi campeã em três das quatro edições do Top Destinos Turísticos. Em 2022, o título veio na categoria ‘Turismo de Esportes’, enquanto em 2019 e 2017 as vitórias ocorreram em ‘Turismo de Negócios e Eventos’.
Criada pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo, a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente; contribui com o resgate da autoestima; promove o bem receber e favorece a sinergia entre poder público e iniciativa privada em âmbito territorial.
A votação popular via internet e o júri técnico, constituído por especialistas nos diferentes segmentos de mercado – os quais correspondem às categorias em disputa – validam a qualidade de atrativos turísticos promocionados e aproxima o conjunto dos destinos participantes das múltiplas plataformas de distribuição que compõem o trade turístico.
A inciativa conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado e São Paulo (Amitesp); Associação Paulista de Municípios (APM); Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp); União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e do São Paulo Convention and Visitors Bureau (Visite São Paulo).