Santos

Santos concede Medalha José Bonifácio ao capitão dos Portos

15/12/2023
Raimundo Rosa
O Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, Robledo de Lemos Costa e Sá, recebeu, na noite de quinta-feira (14), o Diploma e a Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva, considerada a mais alta honra concedida pela cidade de Santos.
A cerimônia de outorga ocorreu na sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, e contou com autoridades, empresários da área portuária, amigos e familiares.
O prefeito Rogério Santos ressaltou diversas ações nas quais o capitão de Mar e Guerra teve importância fundamental para o Município e toda a região. “Temos que destacar a forma como conduziu e ajudou a estreitar ainda mais a relação Porto-Cidade, de Santos com o maior Porto da América Latina”, disse.
O chefe do executivo santista ainda lembrou a importante atuação de Robledo de Lemos Costa e Sá durante a tragédia no Litoral Norte, com um temporal que devastou várias cidades, principalmente São Sebastião.
“Destaco o seu papel e o seu trabalho, pois sem ele não conseguiríamos cumprir nosso papel como ser humano naquele momento. Arrecadamos toneladas de alimentos, mas para que chegassem até lá você foi fundamental. Santos não poderia deixar de prestar essa homenagem”, disse o prefeito, se referindo ao navio patrulha da Marinha que transportou as doações.
Emocionado, o capitão dos Portos do Estado de São Paulo agradeceu a homenagem. “É uma honra receber essa homenagem de Santos, que vem por conta de uma série de iniciativas e trabalho duro que a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, vem desenvolvendo ao longo dos últimos dois anos junto à Prefeitura. É fruto do reconhecimento de uma cultura organizacional da Marinha junto à sociedade brasileira e nos dá oportunidade de mostrar que a Marinha não é uma instituição fechada. Ela é a minha, ela é a sua, é a nossa Marinha do Brasil”.