Santos

Santos comemora dia do artesão

18/03/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos
Nesta terça-feira, 19 de março, é celebrado o dia do artesão, a data, em homenagem a São José, padroeiro dos artesãos, destaca a importância dessa profissão. Desde a sua regulamentação em 2015, o Brasil conta com cerca de 8,5 milhões de artesãos, a maioria mulheres, cujo trabalho representa aproximadamente 3% do PIB nacional, movimentando cerca de R$ 50 bilhões por ano.
Para comemorar e incentivar esses profissionais, Santos oferece a oportunidade de participação em duas tradicionais feiras de economia criativa: a FeirArte e a Feito em Santos Valongo. As inscrições estão abertas até 29 de março, e os interessados podem se inscrever clicando aqui. É importante destacar que os artesãos devem optar por apenas uma das feiras e indicar a modalidade de atuação, além de enviar informações e cópias dos documentos exigidos no processo de seleção.
A FeirArte, considerada a primeira feira de rua do gênero no Brasil, oferece 23 vagas, distribuídas entre artesanato e design, artes plásticas e suvenires. A FeirArte Aparecida também disponibiliza 23 vagas, com a mesma distribuição entre as categorias. Já a Feito em Santos Valongo oferece sete vagas, sendo três para artesanato e design, duas para artes plásticas e duas para suvenires.
Além das feiras, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) realizará uma palestra de orientação no dia 25, às 16h, no auditório do Paço Municipal, para esclarecer dúvidas sobre o processo de seleção.
Os produtos expostos devem ser confeccionados artesanalmente pelos interessados ou serem obras autorais, de acordo com a categoria. A autorização para exposição será concedida de forma individual e com definição de prazo.
Os artesãos santistas também contam com o apoio do programa Feito em Santos, que visa impulsionar a economia criativa local, oferecendo suporte profissional e divulgação dos produtos por meio das redes sociais. Desde sua criação em 2020, o programa já cadastrou 1 mil artesãos e conta com quase 15 mil seguidores no Instagram.
Além disso, a Casa do Artesão, inaugurada em 2023 na Casa do Trem Bélico, oferece oficinas e momentos de discussão para pequenos empreendedores locais, visando o desenvolvimento de novos métodos e inovações. A Loja Colaborativa Feito em Santos, que funciona no mesmo local, é um espaço destinado a fomentar a atividade criativa de artesãos e artistas da cidade, reunindo boas ideias e talentos para expor e vender produtos.
As aulas para a segunda turma de artesanato na Casa do Artesão começam nesta semana, com 27 alunos já inscritos. A Loja Colaborativa Feito em Santos está aberta de quarta a sábado, das 11h às 17h.