
Em memória ao Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, celebrado em 9 de agosto, a Prefeitura de Santos, em parceria com a Associação Japonesa, promoveu na manhã de sexta-feira (8) uma solenidade na Praça das Gerações, no Novo Quebra-Mar, no bairro José Menino. A data, parte do Calendário Oficial do Município, busca incentivar a cultura de paz e a reflexão sobre um mundo livre de armas nucleares.
Este ano, a cerimônia teve um significado especial: além de lembrar os 80 anos dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, o evento integrou as comemorações dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. A abertura contou com apresentação das musicistas Hiroko Kaku e Tomoko Matsunaga, vindas diretamente de Nagasaki, que interpretaram composições de esperança e reconciliação.
O prefeito Rogério Santos destacou o caráter internacional e acolhedor de Santos. “Este é um momento de reflexão e união. Renovamos nosso compromisso de lutar por um mundo livre de armas nucleares. Santos é e sempre será uma cidade comprometida com a paz”, afirmou.
A cerimônia teve ainda a participação de alunos da escola Professor Waldery de Almeida (Santa Maria), que escreveram mensagens sobre o significado da paz. O ato incluiu a deposição de flores, um abraço simbólico no Monumento aos Imigrantes Japoneses e um minuto de silêncio em memória às vítimas e sobreviventes dos ataques de 1945.
A vice-cônsul do Japão em São Paulo, Yuka Nogami, reforçou a importância histórica da data e dos laços entre os dois países. “Hiroshima e Nagasaki representam capítulos dolorosos, mas também a força de recomeçar. Santos valoriza o diálogo e a cooperação internacional”, declarou.
O evento foi encerrado com a dança circular da justiça restaurativa e a distribuição de tsurus, origamis que simbolizam boa sorte, felicidade e longevidade, confeccionados pelos alunos.


Deixe um comentário