Teatro

Peça com sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima tem apresentação em Guarujá

30/01/2023
Joelma do Couto

O espetáculo teatral com sobreviventes da bomba de Hiroshima terá uma sessão gratuita em Guarujá, no Teatro Procópio Ferreira, dia 10 de fevereiro, às 20h. A peça “Os três sobreviventes de Hiroshima” leva ao palco o ponto de vista de quem vivenciou o primeiro ataque nuclear da história e convive com as consequências desta tragédia humanitária, enfatizando a importância da busca pela paz.

A apresentação reconstrói a história do jovem Takashi Morita e das crianças Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe, que estavam em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, dia em que a bomba foi lançada pelos americanos no Japão.

Os horrores deste episódio da história mundial são narrados pelos próprios sobreviventes, com Bonkohara e Watanabe em cena e Morita em vídeo e interpretado pelo ator Ricardo Oshiro, no formato de teatro-documental. Os sobreviventes detalham o exato momento da fatídica explosão nuclear, os dias seguintes e a imigração para o Brasil, onde buscaram melhores oportunidades para suas vidas. Tudo falado em português.

Fotos originais e canções da época dão o clima da apresentação, que é sucesso de público por onde passa, acumulando mais de 15 mil espectadores em cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Bauru, Presidente Prudente, entre outras.

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, a peça deu origem ao projeto Sobreviventes pela Paz, cuja ideia nasceu em 2012, a partir de pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. O trabalho envolveu um criterioso levantamento durante 12 meses e mais quatro meses para desenvolver o roteiro e a montagem do espetáculo.

Os ingressos estão disponíveis no site Sympla e na bilheteria (Av. Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba) 1h antes do início do espetáculo.