Notícias

Santos celebra dia da consciência negra com tataraneto de Zumbi

21/11/2024
Carlos Nogueira

A celebração do Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira (20) em Santos buscou traçar uma linha histórica dos antepassados com a presença do tataraneto de Zumbi, José Mendes Ferreira. A data, pela primeira vez comemorada como feriado nacional, foi lembrada com uma ampla solenidade na Praça Palmares, no Embaré, onde foi feita a deposição de flores no busto de Zumbi dos Palmares.

Em um discurso, José Mendes, evocou deuses, entidades e espíritos da natureza, ele pediu um olhar diferenciado para Exú. “Ele é tão criticado pelos ignorantes ou por quem não tem conhecimento de que entidade é essa. Exú é o anjo sagrado, o defensor da humanidade na Terra. Exú desceu do Céu à Terra. Exú é o primeiro vivente da Terra”. Depois, ele fez um corte histórico para falar de seu parente: “Zumbi foi um homem importante, cidadão negro, escravo, que lutou, derramou seu sangue e morreu por, nós negros”.

A celebração em Santos também contou com apresentações da Banda da Polícia Militar, de capoeira com Mestre Sombra e Mestre Márcio; xirê dos orixás (ritual do candomblé para comemorar o nascimento de um adepto ou para homenagear um orixá específico) com Pai Marcelo e Mãe Denise, afoxé Obalafin, Velha Guarda da X-9, Velha Guarda da União Imperial, dança Cigana da Tienda Companhia Romai e balé afro.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, enfatizou que esta era a primeira vez que a data da consciência negra e de Zumbi dos Palmares, que neste ano é celebrada em nível nacional. “É dia de homenagear a luta, a persistência e o orgulho. É dia de homenagear todos aqueles que lutaram e que lutam contra o preconceito, contra o racismo. É dia de homenagear a África e tudo o que ela nos deu e nos dá na formação do povo brasileiro. Somos todos, com certeza, de origem africana”.