Preparação de café para adultos e crianças, novos métodos para fazer a bebida e como combiná-la a pratos deliciosos são alguns dos temas que poderão ser conferidos por santistas e turistas, no próximo feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 (6 a 9 de julho), durante a 9ª edição do Festival Santos Café.
Gratuitas, as oficinas do evento serão realizadas no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) e no Restaurante-escola Estação Bistrô (Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo).
Para os pequenos, o Museu do Café vai oferecer as oficinas Miniprodutor de Café, às 15h de sábado (6); Minibarista, domingo (7), às 11h; e Brigadeiro com Café, domingo às 15h. Para participar é necessário retirar senhas 30 minutos antes no Espaço Café com Leite do equipamento.
O museu ainda realizará oficinas com os temas “KOAR: Método de preparo de café brasileiro”, domingo às 17h; e “Café Ibrik: O primeiro método de preparo de café do mundo”, terça (9), às 17h. Para estas, é necessário se inscrever aqui.
ALTA GASTRONOMIA
A sala de aula do Restaurante-escola Estação Bistrô receberá, durante os quatro dias do evento, aulas sobre como preparar deliciosos pratos com o grão, sempre a partir das 15h e com retiradas de senhas 30 minutos antes.
No sábado, a chef Janaína Cardoso vai apresentar o sagu de café servido com creme inglês com notas de cumaru. No dia seguinte, o prato a ser ensinado é o risoto de café, a cargo do chef Junior Monteiro. Coffee jelly com creme inglês de café bianco será a oficina de segunda, pelo Lucas Lyogui. Já na terça, o chef Franklin apresenta o rolinho de taioba com camarão e molho de café.
SOBRE O FESTIVAL
A 9ª edição do Festival Santos Café será realizada no próximo feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 (6 a 9 de julho) com mais de 80 atrações espalhadas por vários pontos do Centro Histórico. O evento é organizado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e, para esta edição, estão programadas atrações como degustação e venda do grão de várias localidades do País, apresentações musicais de vários ritmos, oficinas, walking tours e visitas monitoradas, lazer para crianças, feira de economia criativa, gastronomia, cerveja artesanal e muito mais.