Meio Ambiente Santos

Santos analisa águas dos canais para detectar irregularidades

10/04/2023
Nathália Filipe/Prefeitura de Santos

Para identificar fontes poluidoras das águas dos canais de Santos e melhorar a qualidade e balneabilidade das praias, a Prefeitura da cidade faz um pente-fino na rede de drenagem. Os trabalhos do Programa Detecta, que acontecem em parceira com a Sabesp, começaram nesta semana.

Sendo a segunda cidade com maior cobertura de saneamento básico do País, de acordo com o Instituto Trata Brasil, com índices de eficiência próximos de 100%, Santos busca excelência no setor e melhorar as condições de balneabilidade do município.

Primeiramente, os técnicos fizeram a análise da água dos canais. O trabalho começou pelo canal 3, que juntamente com os canais 2 e 4, são os mais sensíveis à poluição. Todos os canais receberão análises.

Uma vez identificada a presença de coliformes, acontece a aplicação de corante para localizar a origem e a notificação do morador. Por fim, a última ação é a injeção de fumaça na rede de drenagem, com objetivo de encontrar anomalias como rachaduras ou obstruções.

O secretário Marcos Libório conta que a Secretaria de Meio Ambiente observa a necessidade de uma análise mais aprofundada para identificação das fontes poluidoras das águas dos canais de Santos.

“O sistema de esgoto não pode se juntar ao sistema de drenagem da água da chuva. Os canais foram criados para suprir a necessidade de drenagem na cidade, eles concentram a água da chuva para manter a Cidade seca”.

Algumas fontes, intencionalmente ou não, acabam gerando uma contaminação por esgoto nos canais. “Com o Detecta vamos verificar e identificar todas essas fontes de poluição. O esgoto não pode chegar ao canal, precisa ser tratado na estação de tratamento da Sabesp. Essa identificação é fundamental para a melhora da qualidade ambiental das águas”.