Covid-19 Santos

Santos amplia vacina bivalente contra a covid para público de 60 a 69 anos

06/03/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

A partir desta terça-feira (7/3), as policlínicas de Santos passarão a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 nas pessoas com idade entre 60 e 69 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana, das 9h às 15h30 (informadas às sextas-feiras no site da Prefeitura). O imunizante, de segunda geração, protege contra o vírus original e a variante Ômicron.

Para receber a vacina, é necessário ter ao menos duas doses anteriores contra a covid-19. O intervalo da dose anterior deve ser de, no mínimo, quatro meses (122 dias).

Quem não tem nenhuma dose ou possui apenas uma aplicação contra a covid-19, deve iniciar ou completar o esquema com a vacina monovalente (de primeira geração, inicialmente disponíveis). Somente após as duas doses é que poderá tomar a bivalente.

A vacina bivalente está disponível também para pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos de idade. Para essas pessoas imunossuprimidas, o esquema de vacinação é diferente. Quem não iniciou ou não completou o esquema vacinal primário (composto por três doses neste caso), pode completar o esquema inicial com a bivalente após 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina monovalente e, após quatro meses (122 dias), completar o esquema com a bivalente.

Para os imunossuprimidos com três doses iniciais no mínimo, a aplicação da vacina bivalente é feita a partir de quatro meses (122 dias) da última dose.

Documentos – É necessário levar à policlínica o CPF, documento com foto, comprovante de residência em Santos e as carteirinhas com as doses anteriores anotadas. Os imunossuprimidos devem apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica.