Santos

Santos amplia testes rápidos para HIV e sífilis

29/11/2023
Freepik
A partir desta sexta-feira (1º), Santos inicia a campanha do Dezembro Vermelho, que visa à conscientização sobre o vírus HIV, causador da Aids, e sobre a sífilis. Por isso, já neste dia começa o Fique Sabendo, com testagem rápida de HIV e sífilis em locais de grande circulação de pessoas. O objetivo é identificar o mais cedo possível os casos de infecção pelos vírus HIV e sífilis, para iniciar o tratamento de imediato.
A testagem em massa em Santos ocorrerá nos três primeiros finais de semana de dezembro (confira as datas abaixo), incluindo equipamentos públicos de lazer. Os testes são gratuitos, feitos a partir de uma gotinha de sangue retirada do dedo (como nos testes de glicemia). O resultado fica pronto em 20 minutos e será informado de forma reservada e confidencial por uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento.
Caso o resultado seja positivo, a pessoa será encaminhada ao Serviço Especializado de Atendimento, onde realizará o tratamento. A sífilis é curada com o uso de penicilina, já o HIV é controlado por medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reduzem a carga viral do vírus, impedindo a manifestação da Aids.
Atualmente, o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos acompanha 3.715 pessoas que convivem com o vírus HIV. Em 2023, Santos registrou 70 novos casos de infecção por HIV e 61 pessoas desenvolveram a Aids. Com relação à sífilis, foram 794 casos de sífilis adquirida e 52 da forma congênita (da mãe para o bebê).
“As testagens em massa são de suma importância para iniciarmos o tratamento o mais rápido possível e garantirmos mais qualidade de vida ao paciente. É importante lembrar que tanto a sífilis em estágio inicial quanto o HIV não apresentam sintomas. Além disso, com mais conhecimento e a oferta do tratamento adequado, visamos evitar novas contaminações”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
AS DOENÇAS
A Aids é uma síndrome que afeta o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a infecções. É causada pelo vírus HIV, transmitido por meio de relações sexuais sem camisinha (masculina e/ou feminina) com pessoas infectadas pelo vírus, compartilhamento de seringas com quem convive com HIV, transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha ou pela transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou o parto. Na fase primária da sífilis, pode aparecer uma ferida entre 10 a 90 dias após o contágio no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, boca, entre outros). Essa ferida pode até desaparecer sem tratamento, porém a doença persiste, podendo manifestar-se mais gravemente tempos depois, inclusive com risco de morte.
ONDE TESTAR
1º/12 – 9h às 16h
Sindicato dos Estivadores de Santos (Av. Conselheiro Nébias, 36) – restrito ao sindicato
2/12 – 8h30 às 12h30
Ambesp Nelson Teixeira (Rua Dr. Manoel Tourinho, 395 – Macuco) – aberto ao público
3/12 – 11h às 15h
Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro) – aberto ao público
9/12 – 11h às 15h
Novo Quebra-Mar – emissário submarino (Praia do José Menino – Av. Presidente Wilson s/nº – José Menino) – aberto ao público
10/12 – 11h às 15h
Praça do Aquário (Vereador Luiz La Scalla s/nº, Ponta da Praia) – aberto ao público
16/12 – 10h às 15h
Caravanas das Oportunidades – Rádio Clube – aberto ao público