Santos Saúde

Santos abre ambulatório para tratamento de psoríase

28/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O Ambulatório de Especialidades (Ambesp) da Zona Noroeste de Santos conta agora com um setor para tratar a psoríase, doença crônica de pele que apresenta manchas avermelhadas e escamas. O objetivo é o diagnóstico e o início do tratamento precoces para evitar o agravamento da situação.

O atendimento é realizado toda segunda-feira a partir das 7h30. As vagas estão abertas, mas o paciente precisa passar primeiro por um médico da policlínica para ser encaminhado ao serviço. Especialistas na patologia realizam o atendimento ao público.

“Uma grande preocupação é quando a doença atinge as articulações, pois pode se tornar uma artrite psoriática, que é muito debilitante. Estamos fazendo triagem com os pacientes para fazer o diagnóstico o mais cedo possível e melhorar a qualidade de vida”, explica a dermatologista Cynthia Mota, que atende no Ambesp-ZNO, ao lado da também dermatologista Melissa Spinelli.

Elas explicam que a psoríase ocorre em pacientes com predisposição genética e é desenvolvida a partir de algum gatilho, como estresse, infecções, trauma local e uso de algumas medicações. As lesões da doença são placas vermelhas descamativas bem delimitadas, que aparecem geralmente no couro cabeludo, cotovelo, joelhos, palma das mãos e planta dos pés, mas podem acontecer em qualquer região do corpo, inclusive as unhas.

A psoríase já foi considerada apenas uma doença de pele, mas hoje é classificada como doença sistêmica que pode cursar com várias outras como diabetes, hipertensão arterial, aumento de colesterol, doença cardiovascular, obesidade, depressão, ansiedade, problemas intestinais e até mesmo oftalmológicos. Não é contagiosa e não possui cura, mas tem um tratamento eficiente, desde que o paciente não o abandone.