A partir desta segunda-feira (1°), os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos atuarão na faixa de areia da praia com quadriciclos para realizar o atendimento de uma forma mais rápida, aumentando as chances de salvar vidas em casos mais graves.
Serão dois quadriciclos que vão circular na orla durante todos os finais de semana e feriados, das 7h às 19h, até o fim de fevereiro. Os quadriciclos contam com uma dupla de profissionais especializados do Samu e são equipados com cilindro de oxigênio, kit de sinais vitais e desfibrilador externo automático (DEA), material para reanimação.
O coordenador do Samu de Santos, Marcelo Ismail, conta que a Cidade foi a primeira a implementar este tipo de atendimento com quadriciclos nas praias do Brasil e que o trabalho se mostrou extremamente importante e efetivo:
“Com o aumento do fluxo de turistas na Cidade nesta época do ano, existe uma necessidade maior de um atendimento na faixa de areia. Nossos profissionais vão com todo o equipamento necessário para o primeiro atendimento, preparados para todas as situações, desde uma parada cardiorrespiratória até uma queda de pressão”.
Os profissionais têm em mãos aparelhos de rádio com rastreador para facilitar a chegada a até o local da ocorrência de forma mais rápida. “Além dos quadriciclos, o Samu de Santos também conta com as motolâncias, um veículo rápido e leve, que chega em tempo hábil nas ocorrências, diminuindo o tempo-resposta”, explica o coordenador.
As ocorrências mais comuns na orla estão relacionadas à insolação, pequenos ferimentos e cortes, e ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Para os casos de afogamento, os bombeiros continuarão a tirar as pessoas da água, e o Samu seguirá com atendimento na areia.