Saúde

Saiba porque Sidney Magal passou mal durante show

31/05/2023
Reprodução

O cantor Sidney Magal passou mal durante um show e precisou ser internado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) talâmico.

Esse problema acontece quando o paciente apresenta uma pressão arterial sistólica muito elevada, muitas vezes acima de 200, o que resulta no sangramento nessa região.

Segundo o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, o quadro é bem diferente de um aneurisma cerebral, que apresenta um sangramento mais difuso. Quando o sangramento é decorrente por hipertensão arterial, normalmente a hemorragia se concentra no tálamo. Foi o que ocorreu quando O cantor Sidney Magal passou mal.

O neurocirurgião explica que o tálamo, uma região profunda do cérebro, pode ser afetado por hemorragias talâmicas ou um acidente vascular cerebral (AVC) talâmico, condição característica de um AVC hipertensivo, de acordo com o médico.

Esse quadro clínico é altamente propenso a deixar sequelas, principalmente motoras ou sensoriais. O tálamo está localizado próximo a uma região chamada cápsula interna, onde se encontram a maioria dos neurônios responsáveis pela motricidade do corpo. Portanto, em muitos casos de AVC talâmico, o paciente pode apresentar sequelas motoras no lado oposto da região afetada pelo sangramento, como explica o especialista.

Além das sequelas motoras, o paciente também pode apresentar sequelas sensitivas. Próximo a essa cápsula interna, existe uma região responsável pela sensibilidade do lado oposto do corpo, conforme esclarece Victor Hugo.

O sangramento talâmico é altamente suscetível a sequelas, principalmente motoras ou sentitivas. “Isso porque o tálamo está localizado próximo a uma região que se chama cápsula interna, onde se localiza grande parte dos neurônios que são responsáveis pela motricidade do corpo. Então, muitas vezes quando um paciente tem AVC talâmico, ele pode ter sequelas motoras do lado contralateral onde sangrou”, detalha o especialista.

O neurocirurgião Bruno Burjaili alerta para a necessidade de controlar a pressão arterial e realizar exames regularmente. “A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é um dos principais causadores deste tipo de sangramento no cérebro. Eventos em pessoas famosas são um alerta para que as pessoas se lembrem da importância de controlar sua pressão arterial, pois o problema pode passar bastante tempo sem sintomas aparentes e se manifestar de modo grave inesperadamente”, explica.