O verão é uma estação marcada pela curtição, pelas férias, pela praia, pelo sol e carnaval, entretanto, é nesta estação que acontecem os surtos da chamada virose.
Uma virose gastrointestinais pode ser causada por diversos tipos de vírus, os principais são rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus e podem desencadear uma a gastroenterocolite aguda (GECA).
A GECA nada mais é do que uma inflamação que afeta o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso, levando aos recorrentes casos de diarreia, que podem ser acompanhados também por vômito e outros sintomas.
Para prevenir as viroses, alguns passos simples são fundamentais, tais como:
- Lavar constantemente as mãos com água e sabão
- Lavar sempre os alimentos crus, como frutas e vegetais
- Beber água filtrada, mineral e ou fervida
- Se atentar sempre com os prazos de validade dos alimentos e a temperatura de armazenamento dos mesmos
- Usar máscaras ao trocar as fraldas de bebês com diarreia
- Evitar grandes aglomerações em regiões litorâneas em alta temporada
Outros cuidados recomendados pela Secretária de Saúde do Estado de São Paulo são para consumo de água, gelo e sorvete, que sejam de fontes confiáveis e que se utilize água tratada. Além disso, em relação ao armazenamento, é recomendado que os alimentos sejam devidamente refrigerados, por conta das altas temperaturas observadas neste início de ano.
Para fazer a desinfecção da água em casa, a população pode fazer uso do hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2,5%, caso perceba alguma alteração de cor, gosto ou cheiro na água fornecida pelo sistema de abastecimento público. “A recomendação da proporção é de duas gotas por litro de água, esperar 30 minutos para depois fazer o consumo, tanto para a ingestão quanto para cozinhar ou até mesmo para lavar os utensílios”, orientou a diretora. Ela ressalta que o hipoclorito de sódio está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).
Outra forma de prevenção de doenças diarreicas, é não tomar banho em praias classificadas como impróprias. Para consultar a qualidade da água do mar, há um monitoramento da situação das águas no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).