As obras de reurbanização para transformar novo trecho da Rua XV em Santos em um bulevar começam nesta segunda-feira (17/4). A revitalização acontece no trecho entre as vias Riachuelo e Frei Gaspar, no Centro Histórico. A intenção é transformar o espaço em um calçadão voltado para a circulação de pedestres e realização de eventos.
Os trabalhos vão durar quatro meses. Após a conclusão do projeto serão estabelecidos horários para que os veículos entrem no trecho para carga e descarga.
As obras envolvem a troca de todo piso. Os paralelepípedos atuais serão substituídos pelo modelo retificado – um piso mais liso e totalmente acessível. Os meio-fios também serão trocados e os novos serão em granito. Já as calçadas sofrerão ajustes e serão alinhadas ao novo meio-fio.
Para realizar todas as alterações, haverá a implantação de uma rede de drenagem auxiliar, reforçando a já existente no local. No final dos trabalhos, o trecho da Rua XV em Santos se transformará em um calçadão.
A obra, orçada em R$ 1.031.637,99, com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, faz parte do Projeto Novo Centro Velho, que contempla o Plano Valongo-Paquetá – um conjunto de obras que pretende integrar os dois bairros e revitalizar o Centro Histórico com foco no turismo e comércio.
“Estamos trabalhando para a revitalização do Centro e esse será um trecho que privilegiará a locomoção e a convivência das pessoas, inclusive com vocação para receber programações de eventos realizados no bairro. São intervenções necessárias para revitalizar toda a área central, com um plano amplo, que também contempla habitação, turismo e economia criativa”, destaca o prefeito Rogério Santos.
Durante a interdição para obras, a CET-Santos indica que os motoristas utilizem a Rua General Câmara como rota alternativa.