Santos

Vem aí Rota da Cerveja Artesanal de Santos

23/09/2022
Vem aí Rota da Cerveja Artesanal de Santos | Jornal da Orla

A cidade de Santos é conhecida por diversas coisas, seja pela praia, pelo porto, pelas curvas da estrada de Santos ou pelo glorioso alvinegro praiano, mas uma verdade é que o santista, assim como todo brasileiro, adora uma cervejinha bem gelada – principalmente se puder tomar com os pés na areia.

Cinco cervejarias participam da Rota da Cerveja Artesanal de Santos: Everbrew, Estiva, Filomena, Jurássica e Santista. Juntas, elas produzem mais de 70 mil litros de cerveja por mês e, por isso, a Prefeitura da cidade organizou a Rota da Cerveja Artesanal para buscar fomentar esse mercado que já faz sucesso com o morador, mas que agora está sendo organizado de uma forma que facilite a visitação dos turistas aos empreendimentos.

Como participar

O roteiro completo tem visita guiada pelas fábricas e explicação do processo de fabricação pelo mestre cervejeiro, além de degustação de três estilos de cerveja artesanal. A duração é de 4h total (40 min em cada cervejaria). Saiba como agendar a participação em uma das agências parceiras no site da Rota da Cerveja Artesanal de Santos. Profissionais de turismo que queiram comercializar a rota também podem obter informações por este site.

Santos – Cidade da Cerveja

A Cidade tem um histórico antigo com a tal “loura gelada”. Em 1879, a cidade já produzia suas cervejas com a pioneira Cerveja São Bento que tinha sua fábrica no sopé do morro do São Bento. Anos depois em 1890, a cerveja Recreio Santista começou a dominar o mercado local, sendo apelidada de “baratinha”. Até mesmo a Skol já produziu cerveja em Santos, implantando sua fábrica na Braz Cubas, produzindo a cerveja Caracú e a primeira cerveja em lata do país, a própria Skol amarelinha.