Política

Rosana Valle deve ser a titular da Secretaria Estadual da Mulher

29/11/2022
Rosana Valle deve ser a titular da Secretaria Estadual da Mulher | Jornal da Orla

Governador eleito também anunciou a criação de secretaria para cuidar de PPPs e o fortalecimento da Fazenda

O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (29) que deve criar duas secretarias, da Mulher e de parcerias com a iniciativa privada, e extinguir ou fundir outras pastas no Governo de São Paulo. A deputada federal Rosana Valle (PL), que é muito ligada ao presidente Jair Bolsonaro (PL), é a mais cotada para ser a titular da Secretaria da Mulher.

Para a secretaria que cuidará de parcerias público-privadas e investimentos, Tarcísio afirmou que nomeará alguém de sua confiança  — provavelmente um nome que integrou sua equipe no Ministério da Infraestrutura.

Com a medida, Tarcísio busca aumentar a importância do tema, já que atualmente, na gestão de Rodrigo Garcia (PSDB), há uma subsecretaria dedicada ao assunto.

Tarcísio afirmou que deve extinguir a Secretaria de Desenvolvimento Regional, que terá suas funções divididas entre as pastas de Governo e Casa Civil.

O governador eleito disse ainda que terá uma pasta dedicada à Gestão, que cuidará de RH e da digitalização do governo. Hoje existe uma secretaria de Orçamento e Gestão.

Já a Secretaria da Fazenda deve incluir planejamento, orçamento, receita e tesouro.

Também nesta terça, o Diário Oficial de São Paulo registrou a nomeação de Afif como assessor especial do governador, com remuneração mensal bruta de R$ 21.017,85. Os demais membros da equipe de transição, que tem 105 nomes no total, trabalham de forma voluntária.

Pela manhã, Tarcísio se reuniu com os coordenadores dos oito grupos temáticos da transição. À tarde, houve uma reunião entre a coordenação da equipe de transição de Tarcísio com coordenadores pelo lado de Rodrigo, com a presença também do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Até agora, o governador eleito anunciou quatro futuros secretários: Renato Feder (Educação), Eleuses Paiva (Saúde), Arthur Lima (Casa Civil) e Natália Resende (Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes). Ele também confirmou que Gilberto Kassab (PSD) será seu secretário de Governo.