A primeira pesquisa do Instituto DataOrla após o início oficial da campanha pela Prefeitura de Santos, indica que a eleição será acirrada e mostra um empate técnico entre o prefeito Rogério Santos (Republicanos), que tenta a reeleição, e a deputada federal Rosana Valle (PL): no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Rosana Valle tem 38% das intenções de voto e Rogério 35%. A seguir aparece a ex-prefeita, ex-deputada e atual vereadora Telma de Souza (PT), com 15% e, em quarto lugar, o empresário Nando Pinheiro (Avante) com 1%.
Os que pretende votar em branco ou anular somam 7% e os indecisos 5%.
Como a margem de erro é de 3,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, Rosana e Rogério estão em situação de empate técnico.
Foram ouvidos 900 eleitores entre os últimos dias 21 e 23, definidos por cotas de sexo, idade, escolaridade e região da cidade, conforme critérios presentes no IBGE e TSE.
Coordenada pelo cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla, a pesquisa está registrada no TSE sob o número SP- 07368/2024.
Rosana lidera na espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes, Rosana Valle lidera com 28%. Rogério Santos é citado por 20%, Telma de Souza por 9% e o ex-prefeito e atual deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (que não é candidato), tem 7%.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Rogério Santos teria 43% das intenções de voto contra 41% de Rosana Valle. Brancos e nulos somam 10% e indecisos 6%.
Como a margem de erro é de 3,3 pontos para mais ou para menos, a situação de empate técnico permanece.
Com apoios, Rogério lidera no segundo turno
O DataOrla também pesquisou sobre os apoios que podem ser decisivos no segundo turno.
Com Rogério Santos apoiado por Paulo Alexandre Barbosa e Rosana Valle apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, os números revelam uma pequena alteração.
Rogério Santos passa de 43% para 45% e Rosana Valle cai de 41% para 39%. Brancos e nulos somariam 9% e indecisos 6%.
Neste cenário Rogério tem uma vantagem de 6 pontos, mas poderia haver um empate técnico no limite da margem de erro.