Pesquisa realizada pelo Instituto DataOrla, a pedido do Jornal da Orla, revela que o prefeito Rogério Santos (Republicanos), que tenta a reeleição, tem 44% das intenções de voto contra 33% da deputada federal Rosana Valle (PL). Em terceiro lugar aparece a ex-prefeita e atual vereadora, Telma de Souza (PT), com 13% e, em quarto, o candidato Nando Pinheiro (Avante), com 2%. Brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam 3%.
Em relação à pesquisa anterior, realizada há uma semana, Rogério cresceu 2 pontos, tinha 42%, e Rosana caiu 2, tinha 35%; já Telma manteve os 13% e Nando Pinheiro subiu 1, tinha 1% e agora tem 2%.
Coordenada pelo cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla, a pesquisa ouviu 900 eleitores santistas entre os últimos dias 1º e 3. A margem de erro é de 3,3 pontos para mais ou para menos, calculadas dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Para o trabalho foram estabelecidas cotas de sexo, idade, escolaridade e região da cidade, seguindo critérios presentes no IBGE e TSE.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-08269/2024. CONFIRA A PESQUISA COMPLETA AO LADO: Relatório Pesquisa DataOrla Santos _04out_24
Votos válidos
No quesito votos válidos, que são considerados pela Justiça Eleitoral para definir a eleição e que excluem votos brancos e nulos, Rogério Santos tem 48%, Rosana Valle 36%, Telma de Souza 14, e Nando Pinheiro 2%.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos para mais ou para menos, existe a possibilidade de a eleição em Santos ser definida no primeiro turno.
Portanto, considerando apenas os votos válidos, Rogério Santos teria hoje entre 44,7% e 51,3%. Isso significa que, se mantiver o crescimento registrado desde o início da campanha no rádio e na TV, Rogério pode vencer no primeiro turno.
Para que um candidato vença no primeiro turno, é necessário ter 50% mais um voto do total de votos válidos.
Rogério tem 20 pontos de vantagem no 2º turno
O DataOrla também consultou os eleitores santistas sobre um eventual segundo turno entre os dois candidatos que estão na frente segundo as pesquisas.
Nesse caso, Rogério também ampliou a vantagem sobre Rosana. Ele passou de 50%, há uma semana, para 54% das intenções de voto agora. Já sua adversária perdeu 4% e caiu de 38% para 34%.